ENTRADA GRATUITA

Lindolfo Collor celebra 32 anos de emancipação com a 10º Feira de Tapetes e Artefatos em Couro; confira a programação

Evento ao lado do Ginásio Municipal segue até segunda (25)

Publicado em: 23/03/2024 17:28
Última atualização: 24/03/2024 17:44

Fruto de uma tradição, a tapeçaria está diretamente ligada à história de Lindolfo Collor. Por lá, as peças em couro tiveram várias personificações ao longo da história da cidade que este ano celebra 32 anos de emancipação com a 10º Feira de Tapetes e Artefatos em Couro.


A cidade dos tapetes completa 32 anos celebrando seu produto símbolo Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

O evento começou nesta sexta-feira (22) e segue até segunda (25), com entrada gratuita ao lado do Ginásio Municipal Poliesportivo Herbert Oscar Enzweiler. “Lindolfo é o terceiro menor município do Estado em extensão, mas somos um dos maiores produtores e exportadores mundiais de tapetes de couro”, pontua o prefeito, Gaspar Behne, frisando que a cadeia produtiva da tapeçaria hoje representa quase 60% da economia da cidade. “A soma representa mais da metade do nosso PIB (valor bruto da produção), movimenta diversos setores produtivos ligados, desde da criação, passando pela projeção, confecção e exportação destes produtos”. 

Números que concederam à cidade o título de Capital dos Tapetes em Couro.

Diversidade é a palavra-chave

De utensílio doméstico a peças de design o couro ajudou a tecer o desenvolvimento da cidade com a produção que vai além de tapete. Hoje o couro pode ser encontrado em calçados, capas para almofadas, bolsas, revestindo poltronas e até mesmo em mateiras. Há dois meses no mercado a Schmeier Artefatos em Couro apostou na inovação para criar peças que atendam a todos os públicos. “O couro é multifacetado, o que nos possibilita explorar diversas formas de utilização saindo do tapete, claro, mas mostrando para o consumidor que ele pode ser utilizando em uma gama de possibilidades”, argumenta empresário o Eduardo Schmeier.


Eduardo Schmeier e a parceira comercial Kelly Regina Hoff Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

A diversidade que o couro apresenta é o destaque para quem circula pelos corredores da 10º Feira de Tapetes e Artefatos em Couro. Sem fugir do tradicional os expositores apresentam opções que variadas que proporcionam experiências diferenciadas e um sentimento de exclusividade. “Com o couro, por ser natural, não existem peças iguais, sempre vai ter uma variação. O que nos abre espaço para disponibilizar peças com personalização, de acordo com o que o cliente precisa”, afirma Joice Carvalho, gerente comercial da Couro & Arte Peles e Tapetes.


A gerente comercial Joice Carvalho, mostra uma das novidades desta edição, o couro cortado a laser Foto: Joceline Silveira/GES-Especial

Com experiência de 25 anos no setor, a empresa com sede em Lindolfo Collor hoje exporta 70% da produção para os Estados Unidos e a China. “Os consumidores estão cada vez mais exigentes e buscam peças diferentes com tendenciais de moda com tie-dye, serigrafia, corte a laser, isso tudo é personalizar com o couro”, explica.

Festa segue

Com shows, exposição e comercialização de tapetes e artefatos em couro, apresentações culturais, entre outras atividades de lazer e cultura, 10ª Feira de Tapetes e Artefatos em Couro de Lindolfo Collor segue até a próxima segunda-feira (25). O evento, que possui entrada gratuita, acontece no entorno do Ginásio Municipal Herbert Oscar Enzweiler.

Confira a programação

23/03 | SÁBADO

16h00 - Banda Tock Legal
19h00 - Grupo Festerê
21h30 - Os Atuais
00h às 02h - Portal News


24/03 | DOMINGO
08h30 - 3º Passeio Ciclístico
10h00 - Gabriel Barreto
14h00 - Banda Estação 3
15h30 - Banda Corpo e Alma
18h00 - Banda Champion
20h00 - Cleiton Borges


25/03 | SEGUNDA-FEIRA
13h00 às 17h00 - Banda Bons Tempos (com participação da Herta)
19h00 - Rainha Musical
21h00 - Dj German

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas