REGIÃO

Mais uma bomba móvel é acionada em São Leopoldo; agora são cinco drenando alagamentos

Bomba foi acionada no bairro Vicentina; equipe técnica do Semae trabalha na instalação da segunda bomba na Vila Brás nesta sexta (24)

Publicado em: 24/05/2024 11:18
Última atualização: 24/05/2024 11:18

O Serviço Municipal de Água e Esgotos (Semae) de São Leopoldo ligou a segunda bomba móvel, no dique do bairro Vicentina, próximo à Casa de Bombas do Arroio da João Corrêa, na noite de quinta-feira (23). Com isso, cinco bombas estão operando na drenagem dos alagamentos na cidade: duas na Vicentina, outras duas no bairro Campina e uma no bairro Santos Dumont, Vila Brás.

Bomba foi acionada no bairro Vicentina; equipe técnica do Semae trabalha na instalação da segunda bomba na Vila Brás nesta sexta (24) Foto: Divulgação

As equipes da autarquia trabalham agora na instalação da segunda bomba no dique da Vila Brás, com previsão de ser ligada na noite desta sexta (24). A capacidade de sucção da bomba anfíbia é de cerca de 3.300 litros por segundo - 285,1 milhões de litros de água em 24 horas.

O motor elétrico de 300cv, do tipo submerso, é acionado por meio de gerador. O equipamento pesa cerca de seis toneladas. A empresa leopoldense Higra leva cerca de 48 horas para fabricar uma bomba anfíbia. O Semae adquiriu as seis bombas de forma emergencial.

Situação nas Casas de Bombas

Rodoviária e Ginásio - As Casas de Bombas da Rodoviária e do Ginásio estão operando com duas bombas fixas cada uma.

Arroio Cerquinha - A Casa de Bombas no Arroio Cerquinha (Jardim Fênix) voltou a funcionar com duas bombas acionadas na quarta-feira (22).

Campina - Na Casa de Bombas da Campina, o Semae trabalha na drenagem da água com uma bomba de 1.000 litros por segundo. No momento ainda não é possível acessar o local para fazer a manutenção das bombas fixas.

Arroio da João Corrêa - No bairro Vicentina, duas bombas móveis da Higra estão trabalhando na drenagem. As bombas fixas da Casa de Bombas já foram retiradas e estão em manutenção. A previsão é religar a Casa de Bombas parcialmente neste final de semana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas