COMUNIDADE

Mural homenageia professor falecido em janeiro, aos 38 anos, em São Leopoldo

Grafite foi pintado em parede interna da escola Maria Edila para homenagear o músico Igor Ricardo da Silva Violi

Publicado em: 13/04/2024 13:13
Última atualização: 13/04/2024 14:46

A tradicional Festa da Família, promovida pela Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria Edila da Silva Schmidt, em São Leopoldo, contou, neste sábado (13) com uma dose extra de emoção. Dentro da programação, que reuniu show de talentos, lanches especiais, brechó e sorteio de brindes, ocorreu também uma homenagem ao professor Igor Ricardo da Silva Violi, falecido em janeiro, aos 38 anos, vítima de problemas cardíacos.

Grafite foi pintado em parede interna da escola Maria Edila para homenagear o músico Igor Ricardo da Silva Violi Foto: Acervo Pessoal

Ex- aluno da Maria Edila, e morador do bairro Rio dos Sinos, ele atuava pelo programa Mais Educa como professor da banda da escola. Também era maestro na banda da Emef Paul Harris. A homenagem póstuma foi feita em forma de um mural de grafite, pintado no muro interno da instituição de ensino, próximo à quadra de esportes. O desenho foi produzido pelo artista Silvio Pedroso, conhecido como "Don X".  

"É uma forma de lembrar dele, que era uma pessoa muito intensa, carismático, músico perfeito, filho do bairro. Ele trabalhou aqui na escola por cerca de 15 anos com a banda. Era uma pessoa incrível, meu amigo pessoal. A morte do Igor pegou a todos de surpresa, ninguém esperava", comenta o diretor da escola, Paulo Jair Spiecher.

Conforme Spiecher, além da pintura do mural, também uma placa foi entregue à família do músico em agradecimento e reconhecimento pelo trabalho dele junto aos estudantes do local. "É uma homenagem simples, mas com muto significado", completa. Vestindo camisetas com a foto de Violi, familiares participaram da homenagem.

Sentimento de gratidão

Segundo Spiecher, a pintura do mural foi idealizada em conjunto pela direção da escola, coordenação do Programa Mais Educa e pelos estudantes. Para a irmã do músico, Diana Luísa da Silva Violi, 25, o sentimento é de gratidão pelo reconhecimento das crianças ao trabalho e à pessoa do irmão. "Nós, e acredito que ele também, não tínhamos noção do tanto que ele era reconhecido pelo seu desempenho, dedicação e profissionalismo", comenta. A homenagem deste sábado atraiu, também, estudantes da Emef Paul Harris, que foram até a escola Maria Edila acompanhar o ato. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas