MEMÓRIAS

Nevasca no RS pintou de branco Porto Alegre e cidades da Serra há 30 anos; veja imagens

Porto Alegre também registrou a queda de neve e no mesmo dia a fuga de um dos criminosos mais perigosos do Estado

Publicado em: 09/07/2024 14:06
Última atualização: 09/07/2024 14:23

Dia 8 de julho de 1994, há 30 anos, dois eventos históricos marcavam a vida dos porto-alegrenses. A primeira: Dilonei Melara, um dos criminosos mais perigosos do Estado, elaborou audacioso plano para fugir da prisão, envolvendo reféns e longa negociação. A fuga transformou a capital em cenário que lembrou filmes de ação.


Nevascas em São Francisco de Paula no dia 9 de julho de 1994 Foto: Nilson Wolf/ Especial-Arquivo

O segundo evento que marcou aquela data foi a neve em Porto Alegre. Conforme a Metsul Meteorologia, a circulação da umidade de um ciclone interagiu com o ar gélido, fazendo com que a neve granular fosse registrada na capital.

Além da capital, a Serra gaúcha também foi contemplada com o fenômeno. No entanto, cidades como São Francisco de Paula, registraram uma espécie de nevasca também no dia 9 de julho de 1994, há exatos 30 anos.

Conforme o voluntário da Estação de Meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) de Campo Bom, Nilson Pedro Wolf, a neve foi ampla e tomou conta das ruas de São Francisco de Paula. A mínima foi de -3°C e a máxima de 1°C naquele dia com céu encoberto na Serra.


Nevascas em São Francisco de Paula há exatos 30 anos Foto: Nilson Wolf/ Especial-Arquivo

Os registros estão documentos no livro “A Neve no Brasil”, de autoria de Wolf. Ele lembra que os termômetros marcaram 4,4°C naquele dia na Estação do Inmet em Campo Bom, com as máximas atingido 6,4°C no turno da tarde.

Já nesta terça-feira (9), 30 anos depois, dados do Inmet mostram que a mínima e Campo Bom foi de 6,5°C, às 8 horas, com a máxima de 10°C às 13 horas.

Neve em São Francisco de Paula em 1994 Foto: Nilson Wolf/Especial-Arquivo


Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas