TRANSPORTE PÚBLICO

NOVO HAMBURGO: A cerca de um mês para nova empresa de ônibus assumir, Futura, Hamburguesa e Feitoria dizem que não foram notificadas

Claúsula de contrato diz que rescisão deve ocorrer 60 dias antes de a nova empresa de ônibus entrar em operação

Publicado em: 23/02/2024 13:26
Última atualização: 26/02/2024 11:50
Cerca de um mês antes da nova empresa de transporte de entrar em operação em Novo Hamburgo, conforme a previsão da Prefeitura, nenhuma das empresas de viação, que atualmente realizam o transporte público, foi notificada oficialmente sobre o encerramento de contrato. Na rescisão do termo de autorização de exploração de linhas de ônibus de modo emergencial, uma cláusula informa que a rescisão deve ocorrer 60 dias antes da nova empresa entrar em operação. De acordo com o Município, a Viação Santa Clara deve entrar em operação a partir de abril.
Empresas aguardam notificação da Prefeitura para encerrar contrato | abc+
Empresas aguardam notificação da Prefeitura para encerrar contrato Foto: Susi Mello/GES-Especial
O contrato emergencial é renovado a cada seis meses e a última renovação foi em dezembro de 2023.

O que dizem as empresas

Segundo a responsável pelo setor financeiro da Viação Futura/Hamburguesa/Courocap, Daiane Port, a empresa ainda não recebeu a notificação da Prefeitura. "Precisamos ser notificados para ter a data de encerramento das atividades", declara Daiane, reforçando que qualquer informação adicional depende dessa notificação. Ela salienta que a Prefeitura ainda não deu previsão de quando realizará a notificação. Enquanto isso não ocorre, a empresa continua operando normalmente com seus 200 funcionários na unidade localizada na Rua Sapiranga, no bairro Canudos. O diretor da Viação Feitoria, Eder Scherer, também confirma que não foi notificado oficialmente. "Tomamos conhecimento que o Município fez um novo processo licitatório, mas não temos sinalizada a data de parar. Estamos no aguardo para encerrar a operação", explica. A Viação Feitoria é responsável pela linha Centro-bairro Lomba Grande e vice-versa. De segunda a sexta-feira são 42 horários, sábado são 22 e domingo são 12 horários, totalizando quatro ônibus. Scherer adianta que os atuais funcionários dessa linha serão integrados à equipe de São Leopoldo. A Prefeitura de Novo Hamburgo informou, através de nota da assessoria de comunicação, que "as atuais empresas serão notificadas dentro do prazo contratual".
Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas