MP ENTRA NO CASO

NOVO HAMBURGO: Ministério Público instaura investigação para apurar caos no transporte público

Promotor Sérgio Cunha de Aguiar Filho instaurou procedimento após repercussão das reportagens publicadas pelo ABCmais

Publicado em: 30/04/2024 15:19
Última atualização: 30/04/2024 22:58

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) confirmou, por volta das 14h30 desta terça-feira (30), que instaurou investigação para apurar a questão dos problemas relatados pelos usuários do transporte público de Novo Hamburgo desde o último sábado (27), quando a Viação Santa Clara (Visac-RS) iniciou a operação no Município.


MixMob começou a operar no sábado (27) e quatro dias após já vira alvo de investigação do Ministério Público Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

Conforme a assessoria do MPRS, o procedimento foi instaurado com base nas notícias publicadas pelo ABCmais. Desde sábado, a reportagem acompanha a situação enfrentada pelos passageiros no que diz respeito a atrasos das linhas, o não cumprimento da grade de horários, a falta de ônibus em determinadas regiões, entre outros pontos.

Até então, ainda conforme a assessoria, nenhuma queixa havia sido apresentada ao Ministério Público. Contudo, com base na repercussão das reportagens do ABCmais, o promotor Sérgio Cunha de Aguiar Filho instaurou um procedimento conhecido como “Notícia de Fato”. “O MP vai oficiar o Município para pedir informações sobre a situação e o conteúdo discutido na reunião com a empresa que assumiu o transporte”, pontua o órgão.

Prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt lembra que a licitação do transporte público municipal foi acompanhada em todas as etapas pelo Tribunal de Contas do Estado, sendo considerada referência para todo o País. “Por isso, acho ótimo o olhar do Ministério Público, pois isso possibilitará o esclarecimento de várias questões relacionadas ao início da operação na cidade”, destacou.

A prefeitura se manifestou por meio de nota. "A prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, lembra que a licitação do transporte público municipal foi acompanhada em todas as etapas pelo Tribunal de Contas do Estado, sendo considerada referência para todo o País. “Por isso, acho ótimo o olhar do Ministério Público, pois isso possibilitará o esclarecimento de várias questões relacionadas ao início da operação na cidade”, destacou a prefeita Fátima Daudt. O Município ainda não foi notificado pelo MP, mas espera que o procedimento esclareça estes primeiros dias de operação da nova frota."

A Visac-RS informa que não foi notificada a respeito do procedimento instaurado pelo MP e que está à disposição para todos os esclarecimentos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas