MEIO AMBIENTE

Parque do Lago passará por limpeza e será revitalizado em Canela

Ação é desenvolvida pela Secretaria do Meio Ambiente em conjunto com inciativa privada, através de contrapartida ambiental

Publicado em: 06/12/2023 17:13
Última atualização: 06/12/2023 17:14

O Parque do Lago passará por um processo de revitalização do seu entorno e limpeza do espelho d'água. A ação será desenvolvida de forma conjunta pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo com a empresa Welter Empreendimentos, devido à uma contrapartida ambiental estabelecida. 

Parque do Lago será revitalizado em Canela Foto: Rafael Zimmermann/Divulgação

Os trabalhos iniciaram na semana passada e a primeira etapa consiste no conhecimento do conjunto das espécies de peixes que habitam a localidade. “Uma equipe está identificando os peixes presentes, pescando-os e devolvendo-os ao ambiente para identificação das espécies nativas e exóticas. Isso vai balizar e determinar etapas do próximo manejo a ser realizado antes da limpeza”, explica o biólogo Alékos Siqueira.

O espelho d’água do Parque do Lago passará por um processo de desassoreamento (remoção de areia, lodo e outros sedimentos do fundo), com o propósito de aumentar a capacidade de retenção das águas das chuvas.

O trabalho também inclui a retirada de parte da vegetação do espelho d’água. Conforme o biólogo, a intenção é instalar um sistema denominado wetlands (jardim filtrante). “As plantas macrófitas auxiliarão na despoluição, decompondo as substâncias contaminantes e depurando o ecossistema em questão. O projeto visa a redução de danos, e a resolução do problema de assoreamento do lago”, comenta Alékos.

O projeto ainda inclui instalação de caixas de retenção de sedimentos, contenções de pedra para filtragem grossa da água e a organização das bocas de lobo para impedir a entrada de resíduos sólidos no lago.

Devolver espaço à comunidade

O secretário de Meio Ambiente, Alfredo Schaffer, destaca que a proposta é equipar o Parque do Lago com novos aparelhos urbanos como pergolados, bancos, mesas e decks, para que a população ocupe ainda mais o espaço público localizado na região central da cidade.

A educação ambiental terá um local de destaque com a construção de uma sala de aula para o desenvolvimento de atividades com estudantes do município. “Tudo isso será desenvolvido com recursos empregados pela iniciativa privada. Queremos que a comunidade usufrua desta linda área, aproveitando os espaços verdes e possibilitando a realização de atividades culturais e educacionais”, avalia o secretário.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas