A prefeitura de Torres, no litoral norte gaúcho, acredita que o excesso de pessoas é a possível causa para que a ponte pênsil cedesse parcialmente na madrugada desta segunda-feira (20).
A estrutura é ponto turístico e fica no limite entre a cidade gaúcha de Torres e o município catarinense de Passo de Torres, sobre o Rio Mampituba. A ponte tem capacidade para 20 pessoas, mas cerca de 100 estavam sobre ela por volta das 2h20 da madrugada, quando o acidente foi registrado.
Segundo a prefeitura, havia uma festa de carnaval em Passo de Torres, em Santa Catarina, e, na hora da dispersão, muitas pessoas atravessaram ao mesmo tempo em direção ao município gaúcho.
Batalhão de Aviação da Brigada Militar sobrevoa o Rio Mampituba na manhã desta segunda-feira (20), em auxílio ao trabalho de busca de possíveis desaparecidos após a queda da ponte pênsil entre Torres (RS) e Passo de Torres (SC).
Saiba mais???? https://t.co/VZ9FtJa6J2
Vídeo: BM pic.twitter.com/Y7luSRyr72
— Jornal NH (@jornalnh) February 20, 2023
Desaparecidos
Segundo o Corpo de Bombeiros Militar, de acordo com levantamento das 9h30, quatro pessoas seguiam desaparecidas. Como há muito informação desencontrada referente ao número de vítimas, a prefeitura de Torres explica que os Bombeiros estão no local e que cataloga os supostos desaparecidos. A orientação é para que quem estiver à procura de um familiar vá até o local para repassar os dados.
A prefeitura destaca que a ponte recebe manutenção preventiva e que há sinalização para a capacidade de uso de 20 pessoas no máximo.
Nesta segunda, os Bombeiros trabalham com duas equipes de mergulhadores, com três botes e duas motos aquáticas nas águas do rio, assim como efetivo em terra. Até as 13 horas, 16 de pessoas já tinham recebido atendimento médico, uma no Hospital Nossa Senhora dos Navegantes e 15 atendidos no Pronto Atendimento do município.
Já a BM dá apoio aos Bombeiros e o Batalhão de Aviação sobrevoa o Rio Mampituba com um helicóptero.
Prefeitura se manifestou por nota
Confira na íntegra:
“A Prefeitura de Torres informa que que na madrugada dessa segunda-feira, 20 de fevereiro, a Ponte Pênsil, que fica entre a divisa dos estados entre as cidades de Torres e Passo de Torres, teve parte da sua estrutura rompida.
O ocorrido por volta das 2 horas e 20 minutos se deu pelo excesso de pessoas que haviam nela.
Os Bombeiros gaúchos e catarinenses trabalharam no resgate e até o momento não há informações sobre vítimas. Cerca de 100 pessoas estavam no local.
Ao atravessar a ponte há placas informativas sobre a capacidade máxima, 20 pessoas.”
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags