PODE PIORAR

PREVISÃO DO TEMPO: Chuva retorna ao RS nesta sexta-feira e deve durar vários dias, diz MetSul; veja o que esperar

De acordo com o prognóstico, em curto período de dias poderá ser registrado marcas de 100 mm a 200 mm em muitos municípios

Publicado em: 09/05/2024 22:38
Última atualização: 09/05/2024 22:43

A trégua das chuvas no Rio Grande do Sul termina nesta sexta-feira (10). Embora em muitas cidades a água das enchentes ainda não baixou, a MetSul Meteorologia alerta para um novo episódio de chuva volumosa, que poderá atingir áreas alagadas e agravar a situação. De acordo com o prognóstico, a instabilidade deve seguir até segunda-feira (13).


Chuva retorna ao RS nesta sexta-feira e deve durar vários dias, diz MetSul Foto: Reprodução/MetSul

A previsão indica que nesta sexta o sol pode aparecer com nuvens em parte do território gaúcho em parte do dia. Porém, as nuvens e a chuva retornam para a maioria das cidades. A instabilidade terá início pela metade norte do Estado e avançará para as demais regiões.

Os maiores acumulados devem ser entre o Centro do estado, os vales, a Grande Porto Alegre, parte da Serra e o Litoral Norte com marcas de 100 mm a 200 mm em muitos municípios. Em algumas localidades pode ser superior.

A MetSul adverte que o que preocupa são os dias consecutivos de chuva em meio ao estado de calamidade que RS vive por conta dos últimos eventos climáticos. “Justamente a maior duração é um elemento de preocupação porque serão vários dias seguidos com chuva em meio a um quadro ainda gravíssimo de inundações em várias cidades com resgates que persistem por uma semana”, diz trecho do comunicado da empresa. 

Segundo os especialistas, o tempo deve melhorar na terça-feira (14) com o ingresso de uma forte massa de ar frio que trará temperaturas de inverno. Entre a quarta e quinta-feira (16) a instabilidade poderá voltar, porém em um período breve, com chuva e garoa acompanhadas do frio.

O que esperar da volta da chuva?

A MetSul adverte que o retorno da chuva será com altos volumes por uma sequência de quatro dias. Com isso, áreas afetadas pelas enchentes podem ter agravamento da situação. 

“A chuva volumosa, assim, atingirá bacias de rios que ainda estão muito altos, localizados entre a Serra e a Grande Porto Alegre. Preocupam todos os rios que cortam os vales e a região metropolitana, além do Guaíba, mas os de maior risco em nossa análise são o Cai, Sinos e Gravataí pelos locais das nascentes e onde deve chover mais até a segunda-feira”, alerta a empresa de meteorologia. 

Há risco de deslizamentos de terra em morros e enconstas, principalmente na Serra, devido a chuva excessiva por muitos dias seguidos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas