A quinta-feira (13) deve ser mais um dia de calor fora de época no Rio Grande do Sul, com temperatura em redor dos 30ºC em algumas localidades. Isso acontece por conta de uma massa de ar quente que atua sobre o território gaúcho.
Segundo a MetSul Meteorologia, o sol predomina com amplos períodos de céu claro, porém ao amanhecer há possibilidade de nevoeiro ou neblina em alguns pontos. Porém, antes da chuva retornar ao Estado no fim de semana, os gaúchos devem enfrentar temperaturas acima da média para o mês de junho.
Nos vales do Sinos, Caí e Paranhana os termômetros devem oscilar entre 15ºC e 31ºC nesta quinta. Já na região metropolitana de Porto Alegre, a variação deve ser entre 17ºC e 30ºC, enquanto na Serra a mínima será de 8ºC e a máxima 27ºC. E no litoral norte gaúcho as marcas ficam entre 18ºC e 30ºC.
Virada no tempo
Na sexta-feira (14), o sol aparece com nuvens em todo o Estado e também será um dia de muito calor, com máximas acima dos 30ºC em muitas cidades, segundo a MetSul. Porém, no final do dia, o tempo começa a mudar pelo extremo sul gaúcho, na região do Chuí e Santa Vitória do Palmar.
Uma frente fria associada a um centro de baixa pressão avança pelo RS no sábado. De acordo com os meteorologistas, o sol chega a aparecer com nuvens em diferentes pontos do território gaúcho, mas a nebulosidade aumenta e a chuva atinge desde cedo a região sul e avança para as outras localidades no decorrer do dia. A MerSul pontua que neste dia os volumes não devem ser altos na maioria das cidades.
Já no domingo (16), o tempo segue instável em todo o Estado. “Chove ainda na maior parte do estado e as precipitações serão mais fortes, inclusive com volumes altos, perto e acima de 50 mm, em pontos do Centro para o Norte do estado, mas com acumulados localmente superiores. Será o dia com chuva mais volumosa no fim de semana, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana”, detalha a MetSul.
No dia seguinte, na segunda-feira, a tendência é de que a instabilidade prossiga e ainda pode chover e garoar na maior parte do RS, com chuva mais expressiva no norte gaúcho. No entanto, os volumes serão menores que os registrados no domingo na maior parte do Estado. A chuva poderá ocorrer com intervalos de melhoria e com ocasionais aberturas.
Na terça-feira (18), a MetSul indica possibilidade de precipitação em diferentes pontos do território gaúcho. Porém, com volumes baixos na maioria das localidades. “Na Metade Norte do estado, a instabilidade deve ser maior enquanto na Metade Sul chove pouco ou nada na maior parte das cidades”, finaliza a empresa.
LEIA TAMBÉM