RAINHA DAS ÁGUAS

Procissão das águas em Canoas terá formato diferente este ano

Cortejo deixa de ser unificado entre católicos e umbandistas

Publicado em: 24/01/2023 09:49
Última atualização: 22/01/2024 10:54

A tradicional procissão das águas que homenageia Nossa Senhora dos Navegantes e Iemanjá e reúne fiéis católicos e de religiões de matriz africana será feita de forma separada pela primeira vez no dia 2 de fevereiro, em Canoas.

Santuário Sincrético receberá homenagens para Iemanjá Foto: Fotos Andre Feltes/Divulgação

Segundo a Secretaria Adjunta de Diversidades e Comunidades Tradicionais do município, as duas igrejas católicas (Igreja Imaculada da Conceição e Paróquia Sagrado Coração de Jesus) responsáveis pela organização da procissão optaram por fazer o evento em um trajeto mais curto. "Não teremos essa integração esse ano. Nas edições passadas a procissão ia até a Praia do Paquetá e lá era feita uma passagem simbólica dos católicos para as religiões de matriz africana iniciarem suas homenagens. As igrejas farão um trajeto reduzido, cada uma em sua região de abrangência", informa o secretário-adjunto da Diversidade, Pai Santiago.

O secretário acredita que esse modelo não deve seguir para as próximas edições. "A procissão que estamos acostumados é um culto inter-religioso, ou seja, onde as religiões se encontram. Isso é fundamental para combater a intolerância e fomentar o respeito entre diferentes crenças. Entendemos que esse ano é uma retomada após dois anos sem. A ideia é retornar ano que vem com o modelo que todos conhecem", salienta.

A Secretaria da Diversidade e o Conselho Municipal do Povo de Terreiro de Canoas são os organizadores das homenagens de matriz africana que ocorrerão no dia 2 fevereiro, a partir das 13 horas, no Santuário Sincrético de Canoas, localizado na Praia do Paquetá. "Será montada uma estrutura no local de 10 metros quadrados de área coberta, com som e um pequeno palco. Queremos homenagear a rainha das águas, a mãe de todas as cabeças. Ela é sinônimo de benevolência, caridade e amor", afirma.

Programação no Paquetá

Os fiéis das religiões de matriz africana poderão entregar suas oferendas e pedidos a partir das 14 horas no Santuário Sincrético da Praia do Paquetá. Para que sejam colocadas nos barquinhos e levadas ao rio, os materiais das oferendas precisam ser ecológicos, ou seja, que não agridem o meio ambiente. Equipes da Prefeitura farão o controle e vistoria. As oferendas que não forem ecológicas serão colocadas em um altar e depois recolhidas por uma equipe de limpeza.

As cantigas e pontos de umbanda começam às 14h30 no palco montado no local e serão coordenadas pela Mãe Alice de Oxum. O banho de cheiro e passe com as entidades ocorre às 15h30. O encerramento está previsto para às 17 horas. Serão distribuídas frutas abençoadas pelos guias. No local também serão aceitas doações de alimentos não perecíveis para distribuição na comunidade do Paquetá.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas