RETROFIT

Projeto de modernização do Hotel Laje de Pedra ganha prêmio em arquitetura de hospitalidade

Empreendimento em Canela deve ser reaberto ao público em 2026; saiba como estão as obras

Publicado em: 22/04/2024 10:47
Última atualização: 22/04/2024 10:48

Um dos ícones da hotelaria do Estado está em obras e será remodelado. O Hotel Laje de Pedra, em Canela, encerrou as atividades em maio de 2020, após 42 anos de funcionamento. Em uma união entre os grupos LDP Canela S/A e Kempinski Hotels, o empreendimento deve receber um investimento de mais de R$ 500 milhões para a expansão e revitalização, com o objetivo de oferecer um padrão hoteleiro internacional de seis estrelas.

Projeto de retrofit do Kempinski Laje de Pedra vence o LIV Hospitality Design Awards 2023 Foto: Divulgação
O projeto desse retrofit é assinado pela Perkins&Will São Paulo, um dos vencedores do LIV Hospitality Design Awards 2023, que celebra anualmente as melhores iniciativas em arquitetura de hospitalidade e design de interiores. A premiação destaca o novo projeto do hotel histórico, que será o primeiro sob a bandeira Kempinski na América do Sul.

Conforme o escritório, o processo de remodelação parte da valorização das características naturais da região e dos traços arquitetônicos presentes no prédio, incorporando também elementos contemporâneos, tecnologia e sustentabilidade.

O prédio original foi concebido pelo arquiteto gaúcho Edgar Graeff e um dos poucos exemplares do modernismo no Sul. O retrofit busca manter os traços arquitetônicos e características marcantes do prédio, acrescentando linhas modernas e contemporâneas ao visual, sem perder a identidade ou a integração com a paisagem do Vale do Quilombo.

A transformação do local tem assinatura, ainda, de Anastassiadis Arquitetos na decoração de interiores e do paisagista Sergio Santana.

Abertura em 2026


Projeto de retrofit do Kempinski Laje de Pedra vence o LIV Hospitality Design Awards 2023 Foto: Divulgação
O empreendimento reunirá também residências de luxo e um hub de serviços e experiências que incluem nove operações gastronômicas, quatro piscinas, SPA com mais de mil metros quadrados, fitness center, teatro, lojas, centro de convenções e enfermaria com telemedicina.

Primeira fase da obra será entregue em agosto de 2026, com 128 apartamentos, e todas as áreas de lazer e serviços.

Segundo a empresa, em um ano de trabalho, avançaram na construção do edifício garagem, que terá 16 mil metros quadrados. Atualmente, o complexo está na fase de fundação e estruturação. Os blocos B e C já tiveram a fase de demolição finalizada.

No complexo, já há uma área gastronômica e de cultura em funcionamento, como a operação do Restaurante 1835.
 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas