MAIS CHUVA

CATÁSTROFE NO RS: Estado pode ter chuva de mais de 250 mm até sábado, alerta Eduardo Leite

Em live realizada na noite desta quinta-feira (2), governador detalhou a situação das enchentes e deslizamentos; Leite também atualizou o número de mortos e desaparecidos

Publicado em: 02/05/2024 20:17
Última atualização: 02/05/2024 20:18

Em live realizada no início da noite desta quinta-feira (2), o governador Eduardo Leite, atualizou as informações sobre a catástrofe climática que atinge o Rio Grande do Sul. Segundo Leite, até o momento 29 mortes já foram confirmadas e 60 pessoas estão oficialmente desaparecidas, número que deve ser ainda maior uma vez que as forças de segurança estão com dificuldades para acessar áreas de riscos.


Governador Eduardo Leite com a meteorologista Cátia Valente Foto: Governo do Estado

Acompanhado da meteorologista responsável pela Sala de Situação do Estado, Cátia Valente, o governador alertou que até o sábado (4), deve chover mais cerca de 250 milímetros das regiões da Serra para o Norte do Estado. “A instabilidade segue sobre o Rio Grande do Sul. Temos volumes de chuva muito elevados no Noroeste e Norte do Estado, passando pela região central do Estado, serra, região dos vales e litoral. No domingo ainda chove, mas em menor intensidade. Toda essa chuva vai ainda elevar o nível dos rios”, disse Valente.

Leite reforçou o pedido de que as pessoas tenham senso de urgência e busquem lugares seguros, altos, mas que não tenham riscos de desmoronamento. “Dói profundamente, mas estamos com total afinco trabalhando para resgatar a todos e manter as pessoas em segurança. Por isso, busquem as autoridades locais, que vão indicar onde há esses abrigos” alertou o governador.

Diferentemente das cheias ocorridas em 2023, Leite comentou que os resgates neste momento sofrem com maiores dificuldades porque, naquela ocasião, as águas subiram e baixaram rapidamente no dia seguinte. Agora, no entanto, os níveis dos rios devem se manter em elevação durante todo o final de semana. “Estamos com nossos esforços concentrados no Vale do Taquari, onde a situação é mais crítica, com apoio de helicópteros de outros estados. Nessa noite, estamos buscando que a Força Aérea Brasileira e o Exército utilizem suas aeronaves com visões noturnas para que não paramos os trabalhos”, acrescentou Leite.

Vice-governador do Estado, Gabriel Souza, que está em Santa Maria, reiterou o pedido de ajuda pelas aeronaves, uma vez que as do Rio Grande do Sul não têm capacidade para operar durante à noite. “Nosso maior ponto de atenção sem dúvida é o Vale do Taquari, que foi atingido pelo rompimento da barragem, onde nesse momento há uma situação mais dramática, com necessidade de resgate durante a noite. Portanto, precisamos muito do apoio das forças federais”, disse.

Doações

O Governo do Estado reativou o canal de doações para a conta SOS Rio Grande do Sul. Foi restabelecida a chave PIX (CNPJ: 92.958.800/0001-38), a mesma utilizada no ano passado, vinculada à conta bancária criada pelo Banrisul para arrecadar valores aos atingidos pelas cheias.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas