abc+

DIAS GELADOS

Rio Grande do Sul completa uma semana abaixo de 0°C com marcas de até -5,7°C

Levantamento aponta que 45 municípios registraram temperaturas negativas nesta sexta-feira

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 26/06/2026 às 10h:44 Última atualização: 26/06/2026 às 10h:45
Publicidade

O Rio Grande do Sul enfrentou, no amanhecer desta sexta-feira (26), mais uma jornada de frio extremo e marcas congelantes em grande parte de seu território.

Publicidade

De acordo com um levantamento realizado pela MetSul Meteorologia, o estado completou o seu sétimo dia consecutivo com temperaturas mínimas abaixo de 0°C, consolidando uma das sequências mais frias do ano até o momento.

Mesmo com o gradual enfraquecimento do ar polar que atua sobre a Região Sul do país, as condições locais foram determinantes para que os termômetros despencassem. O perfil vertical extremamente seco da atmosfera, aliado ao céu limpo e à calmaria dos ventos, potencializou o resfriamento noturno, resultando em marcas severas tanto no interior quanto na região metropolitana de Porto Alegre.

Previsão de chuva: Volumes podem chegar a 300 mm no Rio Grande do Sul; veja áreas de maior risco

Amanhecer congelado em São José dos Ausentes  | abc+



Amanhecer congelado em São José dos Ausentes

Foto: Anapio Pereira

Destaques do frio extremo no interior

Conforme os dados das estações meteorológicas analisados pela MetSul, o total de 45 municípios com marcas negativas nesta sexta representa o terceiro maior índice diário registrado em 2026. O topo deste ranking anual permanece com o dia 24 de junho (69 cidades), seguido pelo dia 16 de junho (47 cidades).

Publicidade

A menor temperatura do estado ocorreu no município de Soledade, que cravou impressionantes -5,7ºC. Esta marca representa a segunda menor temperatura registrada em todo o Rio Grande do Sul neste ano, sendo superada apenas pelos -6,4ºC observados em Pinheiro Machado no último dia 16 de junho.

Outras marcas severas foram observadas em São José dos Ausentes (-4,1ºC), Capão Bonito do Sul (-3,6ºC), Getúlio Vargas (-3,1ºC), Ernestina (-2,9ºC), Bagé (-2,9ºC) e Pinheiro Machado (-2,8ºC).

AONDE IR: Festival Sabores da Colônia e show do Armandinho estão entre os destaques do fim de semana

Publicidade

Histórico recente e estatísticas do mês

Junho tem se caracterizado por uma frequência incomum de dias gelados. Esta sexta-feira marcou o 12º dia com marcas negativas no mês. A persistência do frio é tamanha que, desde o dia 14 de junho, o território gaúcho registrou marcas abaixo de zero em todos os dias, com a única exceção ocorrendo no dia 19.

No acumulado de 2026, o Rio Grande do Sul já soma 28 dias de marcas negativas.

Publicidade

Na capital, Porto Alegre, as estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registraram uma mínima de 3,4ºC na estação de Belém Novo, na zona Sul da cidade, e de 5,3ºC no bairro Jardim Botânico, na zona Leste. No entanto, no extremo Sul da capital, a estação operada pela Secretaria da Agricultura registrou uma marca consideravelmente menor: 1,3ºC no bairro Lami.

Na Grande Porto Alegre, a ocorrência de marcas negativas e geada foi generalizada em áreas de menor altitude e vales. Viamão liderou o frio na região metropolitana com uma mínima de -0,6ºC. Logo em seguida, Eldorado do Sul registrou 0,1ºC; Gravataí anotou 0,8ºC; enquanto Cachoeirinha e Nova Santa Rita marcaram 1,0ºC. Em Campo Bom, os termômetros marcaram 2,8ºC, e as cidades de São Leopoldo e Sapucaia do Sul fecharam o amanhecer com 4,2ºC.

Pausa para o lazer: Que tal um desafio? Clique aqui e jogue os passatempos do ABCmais. É grátis

Publicidade

Previsão

A MetSul Meteorologia explica que este episódio de frio intenso é o resultado direto de uma massa de ar seco e frio de origem polar, que ingressou no Sul do Brasil no início desta semana.

O sistema teve seu ápice de intensidade entre a terça (23) e a quarta-feira (24), configurando-se como a incursão de ar frio mais potente do ano até o momento, caracterizada por uma trajetória continental e impulsionada por um ciclone extratropical posicionado no Atlântico Sul.

Publicidade

A previsão emitida pela MetSul indica a continuidade do padrão invernal. O frio rigoroso persiste durante a noite desta sexta e no início do sábado (27), com forte tendência para novas marcas negativas no estado.

No entanto, os meteorologistas projetam um comportamento distinto entre as regiões: enquanto as temperaturas mínimas tendem a se elevar ligeiramente na Metade Norte, na Metade Sul o ar seco e o vento calmo podem fazer com que alguns pontos registrem marcas ainda mais baixas do que as documentadas hoje.

Publicidade
Publicidade