PROFESSOR DO AMANHÃ

Saiba como concorrer a bolsas de estudo 100% gratuitas em 11 universidades gaúchas

Programa do governo do Estado oferece mil vagas para formação de novos professores

Publicado em: 05/03/2024 09:51
Última atualização: 05/03/2024 09:53

Visando formar novos professores para suprir carências da rede pública de Educação, o governo do Estado colocou em prática o programa Professor do Amanhã. No total, 11 universidades enviaram propostas e receberam mil bolsas para distribuir nos cursos de licenciatura. "O resultado reflete o interesse das nossas universidades comunitárias no programa, pois possuem um grande pertencimento às localidades onde estão inseridas”, destaca o vice-governador Gabriel Souza.


PUCRS é uma das universidades com bolsas disponíveis Foto: Divulgação

As bolsas serão destinadas a estudantes que tenham concluído o ensino médio, preferencialmente em escolas públicas, ou como bolsistas integrais em instituições privadas. Outro requisito é ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e obtido, no mínimo, 400 pontos.

Os contemplados pelas bolsas devem comprometer-se a realizar 300 horas de prática de ensino na rede pública estadual. Após a conclusão do curso, deverão dedicar no mínimo 1.920 horas a atividades docentes na mesma rede. Após a formatura, serão automaticamente incluídos no Cadastro de Contratações Temporárias, indicando a preferência pela Coordenadoria Regional de Educação.

Quais universidades estão participando?

  • Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS);
  • Universidade de Caxias do Sul (UCS);
  • Universidade Feevale;
  • Universidade Franciscana (UFN);
  • Universidade La Salle (Unilasalle);
  • Universidade de Passo Fundo (UPF);
  • Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
  • Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí);
  • Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc);
  • Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos)
  • Universidade do Vale do Taquari (Univates)


Como se inscrever? *A URI ainda não divulgou o cronograma e a Univates já encerrou o processo 

UPF

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, incluindo 36 para o curso de Licenciatura em Matemática, 36 para Letras - Português e Inglês, 23 para História e cinco para Ciências Biológicas.
Processo seletivo: será mediante média aritmética das cinco notas obtidas no Enem; poderão ser aproveitadas médias do Enem desde o ano de 2010
Inscrições: abertas até 7 de março, pelo site.

PUCRS

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, incluindo 54 vagas para Letras - Língua Portuguesa, 36 para História e 10 para Ciências Biológicas. O edital, que está em aprovação, irá prever bolsas para negros, pardos, indígenas, pessoas com deficiência e pessoas trans.
Processo seletivo: será pela nota do Enem. O candidato deverá ter obtido média mínima de 400 pontos nas cinco notas obtidas no exame, e a nota da redação deve ser superior a zero.
Inscrições: abertas até o dia 8 de março, exclusivamente de forma presencial, mediante entrega da documentação na Central de Atendimento ao Aluno da PUCRS (Prédio 15 – Living 360), das 8h às 20h.

Unisc

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, incluindo 24 vagas para Licenciatura em História, 33 para Letras - Língua Portuguesa, 24 para Matemática, quatro para Biologia e 15 para Geografia. 
Processo seletivo: será realizado por meio de prova. Os exames serão aplicados no campus da Unisc em Santa Cruz do Sul, nos dias 27 de fevereiro e 1º, 5, 12, 19 e 26 de março
Inscrições: abertas até 24 de março, pelo site.

Unilasalle

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, incluindo 50 vagas para Licenciatura em Letras – Língua Portuguesa e 50 para História. Veja aqui o edital.
Processo seletivo: será realizado por meio de análise da documentação
Inscrições: abertas até 20 de março, pelo site.

Unijuí

Sobre as vagas: são 74 bolsas integrais, sendo 37 vagas para o curso de Matemática e outras 37 para o curso de Letras – Português e Inglês.
Processo seletivo: a classificação dos candidatos homologados será por meio de ordenação de média simples de pontos obtidos no Enem.
Inscrições: abertas até 12 de março, pelo site.

UFN

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, sendo 40 vagas para o curso de Matemática, 40 para História e 20 para Letras – Português e Inglês.
Processo seletivo: a classificação dos candidatos será por meio de ordenação de média simples de pontos obtidos no Enem.
Inscrições: abertas até 7 de março, pelo site.

Unisinos

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, sendo 40 vagas para o curso de Matemática, 10 para Ciências Biológicas, 25 para História, 10 para Letras – Português, e outras 15 para Letras – Português/Inglês.
Processo seletivo: os candidatos serão classificados pela média das cinco notas obtidas nas provas do Enem. A média final é composta pela média aritmética simples das notas das avaliações.
Inscrições: abertas até 12h do dia 11 de março, pelo site.

Feevale

Sobre as vagas: são cem bolsas integrais, sendo 60 vagas para o curso de Licenciatura em História e 40 para a Licenciatura em Letras-Português.
Processo seletivo: podem concorrer candidatos que cursaram Ensino Médio completo na rede pública ou em instituições privadas, como bolsista integral, ou professores da rede pública estadual. É necessário ter obtido mínimo de 400 pontos na média das cinco notas das provas do Enem. Não é vedada a concessão de bolsas a estudantes que já possuem graduação. O programa também oferece vagas para ações afirmativas.
Inscrições: abertas até 17h do dia 20 de março, pelo site.

UCS

Sobre as vagas: são 97 bolsas integrais, sendo 17 vagas para o curso de Licenciatura em História, 28 para Matemática, 29 para Letras-Português, seis para Biologia e 17 para Geografia.
Processo seletivo: podem concorrer candidatos que cursaram Ensino Médio completo na rede pública ou em instituições privadas, como bolsista integral, ou professores da rede pública estadual. A nota classificatória é a média aritmética das cinco notas obtidas nas provas do Enem do ano indicado pelo candidato no momento da inscrição. O programa também oferece vagas para ações afirmativas.
Inscrições: abertas até o dia 11 de março, pelo site.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas