INFLUENZA

VACINA DA GRIPE: Saiba quem pode se vacinar na primeira etapa da campanha

Campanha de vacinação começou nesta segunda-feira (25) em todo o Estado

Publicado em: 25/03/2024 09:55
Última atualização: 25/03/2024 09:57

Iniciou nesta segunda-feira (25) em todo o Rio Grande do Sul, a campanha de vacinação contra a gripe. Inicialmente o Estado recebeu do Ministério da Saúde 480 mil doses do imunizante. Em 2024, por conta do aumento do número de casos e de óbitos registrados, o combate ao vírus influenza foi antecipado.


Vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira (25) Foto: Laura Rolim/GES-Especial

A campanha se estende até o dia 31 de maior, com ações intensificadas neste período. Inclusive, o Dia D da Vacinação já está programado para 13 de abril. Conforme a Secretaria Estadual da Saúde (SES), mais doses devem chegar aos municípios no decorrer da ação.

Neste momento, apenas os grupos considerados prioritários podem ir até as unidades de saúde para se vacinar (veja abaixo). Segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde, quatro óbitos já foram registrados em decorrência da gripe influenza em 2024. Há um ano, no mesmo período, apenas uma morte havia sido registrada.

Imunidade

De acordo com a SES, a vacina contra a influenza promove imunidade durante o período de maior circulação do vírus. Outra perspectiva do imunizante é a redução dos sintomas da doença, evitando um maior agravamento da gripe.

Grupos prioritários

Crianças (a partir dos seis meses a menores de seis anos de idade; e indígenas e com comorbidades - dos seis meses aos nove anos de idade)

Trabalhadores de saúde (em atividades na assistência, vigilância, apoio, cuidadores, doulas/parteiras e estudantes prestando atendimento em serviços de saúde)

Gestantes

Puérperas

Professores de todos os níveis

Povos indígenas

Idosos com 60 anos ou mais de idade

Pessoas em situação de rua

Profissionais das forças de segurança e salvamento

Profissionais das forças armadas

Pessoas com doenças crônicas e não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade

Caminhoneiros

Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário

Trabalhadores portuários

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas