SEGURANÇA

São Leopoldo com ofensiva para evitar novos rachas no feriadão de ano-novo

Forças de segurança da cidade se unem em ações de fiscalização

Publicado em: 29/12/2023 07:46
Última atualização: 29/12/2023 07:51

"Não é novidade, mas está se tornando insuportável. Já coloquei a minha casa à venda e rezo todos os dias para ir embora daqui." O relato angustiado é de uma dona de casa de 56 anos, moradora do bairro São Miguel, em São Leopoldo, e que há meses convive com o barulho de motos em rachas na Avenida João Corrêa. O caso, que já vinha sendo denunciado pelos moradores, ganhou notoriedade depois da divulgação na mídia de rachas realizados em diferentes pontos da cidade na noite do dia 24 de dezembro.

Homem fantasiado de Papai Noel dirigia moto sem capacete dia 24 Foto: Reprodução

Dentre os locais escolhidos pelos baderneiros, além da João Corrêa, estiveram as avenidas Thomas Edson, Albino Timm, Dom João Becker e das Américas. Numa delas chamava a atenção um homem vestido de Papai Noel, que pilotava uma moto sem capacete, além de veículos trafegando sem as placas. No mesmo dia, em resposta aos chamados da comunidade, Guarda Civil Municipal (GCM) e Brigada Militar (BM) foram até os endereços e autuaram mais de 40 veículos.

"Foi uma resposta rápida, mas bastou a polícia ir embora que os barulhos voltaram a acontecer. Na Internet, a gurizada ainda faz piada da situação e promete fazer pior da próxima vez. Nos sentimos impotentes e com medo do que pode acontecer se descobrem quem está denunciando", completa a mulher, que pede para não ser identificada.

No decorrer da semana, tanto a GCM quando a BM desencadearam ações de fiscalização que resultaram, até quinta-feira (28) em quase 200 veículos abordados e pelo menos nove recolhidos.

"A Brigada Militar está atuando de forma contundente com objetivo de reprimir os causadores da desordem, ocorrida na véspera de Natal. O 25º BPM está desde a sexta-feira (22) com seu planejamento de policiamento para as datas festivas pronto e organizado, porém teve de ser redirecionado", pontua o comandante do 25º BPM, o tenente-coronel Alexsandro do Nascimento Goi.

Força-tarefa conjunta

Na quarta-feira (27), representantes das forças de segurança atuantes na cidade participaram, no gabinete do prefeito Ary Vanazzi, de uma reunião extraordinária do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). O encontro, convocado por Vanazzi, serviu para o alinhamento de estratégias de ação para combater práticas de perturbação de sossego em vias públicas durante o feriadão de ano-novo na cidade.

Algumas iniciativas já estão ocorrendo nos últimos dias como blitze itinerantes da GCM e da Brigada Militar durante todo o dia, visando coibir crimes de trânsito, delitos e infrações que possam comprometer a segurança e o sossego nos bairros da cidade.

Perfis monitorados

Dentre as estratégias traçadas pelas forças de segurança durante o encontro para evitar novos rachas na cidade, está, também, o monitoramento de perfis de redes sociais e aplicativos de mensagem, como forma de identificar os responsáveis pela organização de eventos irregulares como rachas e malabarismos com motocicletas. Além disso, segundo as corporações, alguns veículos já foram identificados e as guarnições estão de sobreaviso e, caso sejam avistados em circulação serão abordados e removidos para o depósito do Detran.

“Estamos atuando para prover à população um maior conforto durante as comemorações de fim de ano. Não podemos permitir que meia dúzia de pessoas inconsequentes estraguem os festejos da imensa maioria da população. Sabemos que, principalmente, os idosos, autistas, crianças e os animais sofrem com o barulho excessivo, e nosso trabalho será dedicado a proteger os mais vulneráveis”, comenta o prefeito Ary Vanazzi.

“Além disso, os abusos cometidos com veículos podem causar acidentes graves gerando sofrimento para as pessoas e altos custos para o sistema público de saúde”, completa. “As ações articuladas e itinerantes nos permitem atuar com o elemento surpresa”, frisa a secretária de Segurança e Defesa Comunitária, Giselda Matheus.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas