NÃO PERCA!

São Leopoldo sediará exposição de orquídeas neste fim de semana

Programação ocorre no sábado (6) e no domingo (7), na Sociedade Leopoldense de Orquidófilos, no Centro

Publicado em: 03/04/2024 09:13
Última atualização: 03/04/2024 09:15

Ocorre neste fim de semana a primeira exposição de orquídeas de São Leopoldo de 2024. Esta será a 127ª edição do evento, que é organizado pela Sociedade Leopoldense de Orquidófilos (SLO). A exposição será realizada na sede da SLO, localizada na Avenida Theodomiro Porto da Fonseca, 470, no Centro.

Programação ocorre no sábado (6) e no domingo (7), na Sociedade Leopoldense de Orquidófilos, no Centro Foto: Renata Strapazzon/GES-Especial

No sábado (6) a programação ocorrerá do meio-dia às 18 horas, e no domingo (7) das 8h às 17 horas. Além de expositores, o evento contará, também, com quatro vendedores da Região Metropolitana e da Serra com variedades entre orquídeas exóticas, labiatas e insumos para cultivo. Haverá, ainda, a participação da Associação Gaúcha de Meliponicultura (AGMEL) com as abelhas sem ferrão.

De acordo com a vice-presidente da SLO, Wendy Scossi Würch, esta edição do evento destacará a Cattleya Labiata, espécie descoberta em 1824, e que é conhecida como a rainha do nordeste. “Ela predomina no cerrado e é parte da mata atlântica e está na lista vermelha com risco de habitat devido desmatamento. Conhecer e preservar essa espécie tão querida e que se adaptou tão bem aqui no frio do sul é de fundamental importância para a propagação da espécie”, comenta Wendy. “É uma flor extremamente imponente e de com um perfume muito marcante, cujo auge da floração é de fevereiro a abril e tem grande variedade de cores dentro da espécie”, completa.

Segundo especialistas, são quatro as espécies de orquídeas e cada uma delas floresce em diferentes épocas do ano: a Cattleya labiata, em março, a Cattleya intermedia, em agosto e setembro, a Cattleya purpurata, em novembro e a Cattleya leopoldii, que floresce entre a segunda quinzena de dezembro, até a primeira quinzena de janeiro.

Sociedade

De acordo com Wendy, a Sociedade Leopoldense de Orquidófilos conta atualmente com cerca de 40 associados ativos. O grupo se encontra em reuniões quinzenais ou mensais e é cobrada mensalidade de R$15. Interessados em fazer parte da sociedade podem entrar em contato com Wendy pelo telefone 99736-5609 pelo WhatsApp ou através da página da entidade no Facebook @SLorquidófilos.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas