EDUCAÇÃO

Sapiranga amplia educação em tempo integral em duas escolas

Crianças ficam mais tempo na escola e participam de diversas atividades

Publicado em: 19/03/2024 07:00
Última atualização: 19/03/2024 07:12

O ano letivo de 2024 surgiu com uma novidade na rede municipal de ensino, principalmente para a comunidade escolar da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) La Salle (Santa Fé) e da Emef Maria Emília de Paula (Vila Irma). Cerca de 250 alunos com idades entre 4 e 5 anos estão passando agora os períodos da manhã e da tarde na escola.

A Secretaria de Educação (Smed) de Sapiranga ampliou o turno integral para as turmas de jardim A e B das duas escolas. As instituições de educação infantil do município, que atendem as crianças de 0 a 3 anos e contemplam as turmas berçário e maternais 1, 2 e 3, já forneciam o ensino em tempo integral.


Programa envolve cerca de 250 estudantes das Emefs La Salle e Maria Emília de Paula Foto: Felipe Silva/Prefeitura de Sapiranga

Em ambas as escolas, as aulas são planejadas de acordo com as propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular, que vão desde habilidades previstas no referencial, à busca pelo pleno desenvolvimento das capacidades cognitivas, sociais e emocionais de cada criança.

Na Emef La Salle, os estudantes possuem aulas diversificadas, sendo elas Libras, corpo e movimento, arte e pintura, meditação, língua inglesa, língua espanhola, música, brincar heurístico e alimentação saudável.

Na Emef Maria Emília de Paula, que é uma escola bilíngue, o currículo é organizado por 50% do tempo em língua materna (português) e 50% na língua adicional (inglês). Os alunos ainda possuem na carga horária as aulas de arte, música, teatro, horta, meditação, corpo e movimento e tecnologia.

A industriária Deise da Silveira, 32 anos, já vê diversas evoluções no comportamento de sua filha, a Mariana, 4. "Ela mudou a alimentação, está comendo bem e mais saudável, é uma novidade boa e ela chega a nos corrigir quanto a isso. Ela todos os dias chega nos contando o que faz na escola", explicou a mãe da aluna da Emef La Salle. Professora do Jardim, Beatriz Farias conta que a diversidade dos projetos oferecidos faz com que os alunos sejam estimulados a participarem mais da rotina da escola.

Mais turmas nos planos

O objetivo é de que a educação em tempo integral avance ainda mais na rede, abrangendo também as demais turmas de jardim. “A primeira infância é considerada uma etapa crucial para o aprendizado, o desenvolvimento e o bem-estar social e emocional das crianças. As primeiras experiências vividas na infância, bem como as intervenções de qualidade ofertadas nesse período, estabelecem a base do desenvolvimento do indivíduo”, explica a secretária de Educação, Cláudia Kichler, que destaca a importância para o município em se adequar à legislação.

O Programa Escola em Tempo Integral foi instituído pela lei federal 14.640, de 31 de julho de 2023, com a finalidade de fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica, na perspectiva da educação integral.

O programa prevê assistência técnica e financeira para a criação das matrículas em tempo integral (igual ou superior a sete horas diárias ou 35 horas semanais). Nesse âmbito, são consideradas propostas pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas