MOBILIDADE URBANA

Tabela de horários do transporte coletivo em Canoas normaliza, porém reclamações seguem

Passageiros das linhas dos ônibus municipais apontam demora e mau estado de conservação dos coletivos

Publicado em: 20/02/2023 11:25
Última atualização: 25/01/2024 10:42

As linhas dos ônibus municipais de Canoas estão atuando com a tabela normal de horários e viagens desde a semana passada. Embora as viagens e os itinerários tenham sido ampliados, passageiros relatam insatisfação com o serviço prestado. Os problemas mais citados são atrasos, superlotação e estado de conservação dos coletivos. A tabela de verão no transporte público estava em vigência desde 26 de dezembro.

Ônibus circulam com tabela de horários convencional Foto: PAULO PIRES/GES

De acordo com a empresa responsável pelo serviço, a Sogal, com a mudança de tabela acrescentam-se 11 ônibus convencionais e 129 viagens a mais, equivalente ao aumento de 9% no itinerário. “Com a tabela normalizada, a empresa opera com 87 ônibus convencionais e 14 ônibus seletivos, sendo que a frota seletiva é a mesma nas duas tabelas. São 1.568 viagens por dia”, afirma Francisco Valmor Marques de Avila, na condição de senior financial controller da Sogal.

Nesse período de calor, uma das reclamações recorrentes é a ausência de ar-condicionado em parte da frota. Já nos coletivos que possuem, a insatisfação é em relação à falta de funcionamento do equipamento em algumas linhas. “Quando dou a sorte de pegar um ônibus que tem, não gela nada. Eles dizem que está ligado, mas na maioria das vezes não faz diferença nenhuma. Nesses modelos mais novos, as janelas não abrem, então imagina o calor que passamos sem conforto algum”, desabafa a passageira Maria Marlene Santos.

A Sogal diz que dos 68 ônibus convencionais em circulaçãonomunicípio,24 veículos não possuem ar-condicionado e nove possuem apenas circuladores de ar. “Temos 76,2% dos ônibus equipados comar-condicionado e todos funcionando”, diz Avila.

Frota com ar-condicionado

Segundo a Sogal, a quantidade de veículos com ar-condicionado está de acordo com o contrato de concessão em vigor (que vence no fim deste ano). “Se houver uma flexibilização na prorrogação do contrato, poderemos atingir 100% da frota com ar-condicionado”, destaca o controlador financeiro da Sogal.

De acordo como secretário de Trânsito e Mobilidade de Canoas, MarcosDaniel, as
fiscalizações são feitas deforma regular. “Pedimos que a população nos ajude por meio de denúncia. É importante que situações de atrasos, condições dos ônibus e demais assuntos relacionados ao transporte público sejam informados para que possamos tomar as devidas providências” , explica o titular da pasta.

Reclamações e denúncias devem ser feitas na Diretoria Municipal de Transportes, pelo telefone (51)3425-7637.

Atrasos e superlotação nas linhas são queixas

“Mais de 40minutos esperando um ônibus da linha Mathias Velho aqui no paradão em frente à Prefeitura, e nada. Isso é um descaso com todos nós, a passagem é cara e o serviço é péssimo”, reclama o passageiro Thiago Santos de Freitas.

No período em que a reportagem esteve no local, o ônibus que Freitas esperava chegou, porém já cheio de passageiros. “Olha aí, não vou conseguir lugar para sentar. Mais uma vez lotado e sujo por dentro, esse aqui já é do horário seguinte”, reclama o passageiro.

A Sogal reitera o esforço em atender e diz que atrasos podem ocorrer de forma pontual e devido a algum imprevisto de ordem do veículo ou do trânsito. A empresa destaca a bilhetagem eletrônica. “Facilita muito na hora da cobrança da passagem, dá mais agilidade e rapidez”, afirma Avila.

Tabela no carnaval

O fluxo de passageiros e pessoas circulando na cidade é menor por causa do período. Nesta segunda-feira (20), os ônibus funcionam com tabela de sábado, com acréscimo de linhas para atender Morart, Igara, Inst. Federal, Parada 1 e João de Barro. Terça-feira (21), será a planilha de domingo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas