ESPORTE

Taekwondistas canoenses conquistam vaga na Seleção Gaúcha

Três atletas foram medalha de ouro na seletiva estadual, em Caxias do Sul

Publicado em: 31/05/2023 10:20
Última atualização: 26/03/2024 14:44

Três canoenses retornaram da seletiva estadual de taekwondo com a medalha de ouro. O evento que ocorreu no fim de semana, em Caxias do Sul, valia vaga para a Seleção Gaúcha.

Ronaldo Prucimo, Helena Lemos e Luisa Ávila Foto: Academia Ronaldo Prucimo/Divulgação

Os atletas da equipe RPT (Ronaldo Prucimo Taekwondo), Luisa Ávila, Ronaldo Prucimo e Helena Lemos foram campeões e garantiram vaga para a Seleção. Luisa na categoria sub-21 (até 53 kg), Prucimo na máster (até 87 kg) e Helena na infantil (até 30 kg).

Os taekwondistas vão disputar pela Seleção Gaúcha, o Campeonato Brasileiro de Taekwondo que ocorre em agosto, em Fortaleza-CE. "Estamos muito felizes com o resultado, o campeonato brasileiro é a grande competição do ano e estar lá representando nossa cidade é motivo de muito orgulho para nós", enfatiza Prucimo.

O atleta e treinador da equipe comemora o bom desempenho. "Nos últimos anos nossa equipe tem colocado sempre pelo menos um atleta na seleção gaúcha de taekwondo e este ano, mais uma vez não foi diferente, agora temos três representantes para disputar o brasileiro", destaca.

Prucimo é veterano de convocações na seleção gaúcha. "Foram diversas conquistas nos últimos nove anos. Agora é continuar os treinos e focar no campeonato brasileiro para buscar mais um grande resultado."

Primeira convocação

A pequena Helena Lemos, de 11 anos, conta que está feliz e ansiosa para a estreia na Seleção Gaúcha. "Foi muito gratificante conseguir a vaga. Quero muito representar o Estado nas competições. Espero continuar ganhando. Disputar o Brasileiro e também a Copa do Brasil são as próximas metas", revela a jovem.

Helena tem como foco manter a rotina de treinamentos e exercícios físicos para avançar no ranking nacional de pontos.

Campeã gaúcha e ranking nacional de taekwondo

Luisa Ávila, de 18 anos, foi três vezes campeã gaúcha de taekwondo. A jovem conta que tem como objetivo subir no pódio, no campeonato brasileiro. "Estar mais uma vez na seleção gaúcha é muito bom. Tudo isso é fruto dos treinamentos e da dedicação que mantenho para o esporte. Tenho como meta pegar medalha para conseguir pontos e permanecer entre os melhores do Brasil", enfatiza a canoense.

Luisa explica que tem como foco conseguir o bolsa atleta (programa de auxílio financeiro) para continuar no esporte. "O custo é alto. Para conseguir preciso estar entre as três melhores do ranking nacional. Ganhar medalhas é importante para o coletivo [seleção], mas indispensável para o individual", ressalta.

Atualmente, Luisa e Prucimo aguardam pelo resultado da nova tabela de classificação do ranking nacional de taekwondo. "Com a vitória do fim de semana, a soma aumenta. Estamos na expectativa para manter uma boa colocação. Até o momento, estamos no top cinco do esporte nacional", detalha Prucimo.

O treinador e atleta lamenta a falta de apoio e patrocínio. "No começo do ano, a Luisa não pôde participar da Grand Slam que ocorreu no Rio de Janeiro, pela falta de recursos. Uma competição importante que soma pontos no ranking, ela ficou de fora", finaliza.

Rotina, inspiração e metas

Luisa segue uma intensa rotina de preparo físico, dieta e treinamento. "Trabalho de manhã até de tarde, depois faço musculação e os treinos", salienta. "Já vi atletas que foram desclassificadas na pesagem por 200 gramas. É preciso estar com uma alimentação saudável e de forma restrita", conta.

A jovem é fã da taekwondista do Reino Unido Lauren Williams. "Ela é minha maior inspiração e referência feminina no esporte", salienta a atleta. A canoense fala com carinho sobre como a arte marcial mudou sua vida. "Eu vivo, eu respiro o taekwondo. É basicamente tudo na minha vida, ele que me levou para frente, me deu mais foco e disciplina na vida. O esporte tem proporcionado experiências incríveis", diz.
Prucimo fala sobre a força de vontade e disciplina de Luisa. "Desde a primeira vez que vi ela dar o primeiro chute, percebi que havia algo de especial", evidencia o atleta e treinador.

Os atletas revelam que também estão aguardando a abertura do edital da Prefeitura de incentivo ao esporte. "São recursos importantes para podermos competir", conclui Prucimo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas