CHUVAS INTENSAS

TEMPESTADE: Defesa Civil alerta para inundação do Rio dos Sinos; veja situação de cidades da região

Rio está em elevação a partir de Taquara, que também emitiu alerta na noite de segunda-feira

Publicado em: 30/04/2024 12:27
Última atualização: 30/04/2024 13:07

Um comunicado da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, emitido nesta terça-feira (30), alerta para inundação no Rio dos Sinos, que está em elevação a partir de Taquara. As chuvas que atingem a região desde sábado (27) preocupam as defesas civis do Vale do Paranhana e do Vale do Sinos.


Defesa civil de Taquara emitiu alerta para risco de alagamentos e inundação Foto: Reprodução

Através das redes sociais, a Defesa Civil de Taquara emitiu um alerta na segunda-feira (29) para risco de alagamentos e inundação, válido até as 19 horas desta terça. "Chuvas deverão se intensificar na madrugada, tendo como ápice as proximidades do meio-dia desta terça-feira (30). Locais de recorrentes alagamentos deverão permanecer alertas, com documentos separados, objetos necessários e medicamentos", diz a publicação.

Em Rolante, conforme o Corpo de Bombeiros Voluntários da cidade, os rios estão altos, mas dentro de suas calhas. Há pontos de alagamentos no interior da cidade, na Rua Schmia, e uma lâmina de água no Alto Rolantinho. Mais cedo, a Rua Anysio Petry, no Alto Rolante, também registrou acúmulo de água, mas às 11 horas desta terça-feira (30) já estava liberada.

Sapiranga também registra transtornos por conta das chuvas intensas. Segundo o coordenador da Defesa Civil da cidade, Sírio Baum, o município está com ruas alagadas. "Tivemos um acumulado de 158 milímetros de sábado até ontem, e o Rio dos Sinos já está no nível de cotação dele, de transbordamento. Estamos tralhando bastante, correndo nos quatro cantos, e atendendo ligações para distribuir lonas para algumas famílias", afirma.

Sapiranga registra pontos alagados nesta terçaDefesa Civil de Sapiranga
Sapiranga registra pontos alagados nesta terçaDefesa Civil de Sapiranga
Alagamento desta terça-feira, na região de Picada Verão, em SapirangaGiordanna Vallejos/GES-Especial

Conforme Baum, a partir da tarde desta terça, 14 pessoas devem ser removidas de suas casas e encaminhadas ao Ginásio Municipal, por conta do transbordamento do Rio dos Sinos. "A tendência é cada vez subir mais. A previsão não é boa até o final do semana. E na medida que para a chuva aqui, leva de 2 a 3 dias para a água descer lá do Paranhana para cá, então, vai aumentando o volume cada vez mais aqui", alerta o coordenador da Defesa Civil.

Parobé também está atenta aos efeitos da chuva, já que na noite de sábado (27), houve o desabamento parcial de duas residências no bairro Alvorada. Não houve feridos. Segundo a Prefeitura, nas proximidades dessas moradias, mais 5 casas foram interditadas em função do risco de desabamento. No total, sete famílias estão desalojadas e estão abrigadas com parentes e amigos.

A preocupação no momento, segundo a Defesa Civil de Parobé, é com o Rio Paranhana, que segue em elevação. “De forma preventiva, já vamos abrir um dos abrigos para caso seja necessário receber a população. No momento não temos nenhuma família desabrigada ou desalojada por causa da enchente”, explica Roberto Teixeira.

Conforme o coordenador da Defesa Civil de Campo Bom, Paulo Silveira, o nível do Rio dos Sinos subiu 57 centímetros desde ontem às 17 horas até as 9 horas desta terça-feira (30), (cerca de 3 a 4 centímetros por hora).

“A tendência é subir mais, porque tem muita chuva para cair e tem muita água para descer, então, de Rolante, Taquara e Igrejinha choveu a quantia que choveu para nós. A tendência é que continue subindo o Rio dos Sinos, provavelmente podemos ter algum alagamento aí, em lugares mais próximos do Sinos”, destaca Silveira.


 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas