O número de desabrigados continua aumentando em Esteio e Sapucaia do Sul devido à chuvarada que atinge o Estado desde o sábado (27). Em Esteio, são 542 pessoas acolhidas nos abrigos e, em Sapucaia do Sul, são 147. Respectivamente, os municípios contam com sete e dois locais para receber a população que precisou sair de casa devido às cheias do Rio dos Sinos.
O nível do Rio dos Sinos em Sapucaia do Sul é de 6,9 metros (m), e o volume de precipitação nas últimas 24h foi de 88,5 milímetros (mm), conforme informações encaminhadas pela Prefeitura Municipal às 19h20 desta quinta-feira (2). Na cidade, o status é de Alarme a partir dos 5,50 m – o normal é 2 m, conforme o plano de contingência da Defesa Civil.
Já em Esteio, a última informação fornecida pela Prefeitura e pela Defesa Civil é das 16h desta quinta-feira (2), quando o nível do Rio atingia a marca de 3,70m, já representando risco de inundação para a cidade. Naquele horário, o volume de precipitação da chuva referente às últimas 24h era de 370,2mm.
Locais de acolhimento e medidas de prevenção
Em Esteio, são sete os abrigos disponibilizados para a população afetada pelas cheias do arroio, que leva o nome da cidade. São eles: Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) Eva Karnal (Bairro Liberdade), Maria Marques (Três Marias), Dulce de Moraes (Bairro Liberdade), Ezequiel Nunes Filho (São Sebastião), Oswaldo Aranha (Centro), Luíza Fraga (Novo Esteio) e Vitorina Fabre (Centro). Em Sapucaia do Sul, são 147 pessoas acolhidas nos dois abrigos do município: Associação de Moradores do Bairro Carioca e Escola Otaviano Silveira.
Em ambos os municípios, as aulas continuam suspensas até a sexta-feira (3). As duas cidades estão arrecadando itens para doação, como colchões, cobertas, produtos de higiene pessoal e de limpeza. Respectivamente, em Sapucaia do Sul e Esteio, as doações devem ser realizadas no Parque Jayme Caetano Braun (Rua Monteiro Lobato, 508, Cohab), das 8h às 22h; e no Ginásio Municipal Edgar Piccioni (Rua 24 de Agosto, 3.079, Bairro Olímpica), das 9h às 22h.
Em caso de emergência, tanto os esteienses como os sapucaienses podem solicitar ajuda gratuitamente pelo telefone 153, da Defesa Civil. Nesse último município, também está disponível o número 98600-8355.
LEIA TAMBÉM