PREVISÃO DO TEMPO

TEMPESTADE: Inmet e Defesa Civil do RS emitem novos alertas de grande perigo para as próximas horas

Regiões da Grande Porto Alegre e Vales do Sinos, Caí e Paranhana estão incluídas no alerta vermelho do Inmet, que indica grande perigo

Publicado em: 16/01/2024 12:13
Última atualização: 16/01/2024 14:35

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) elevou o nível do alerta de tempo severo para boa parte do Rio Grande do Sul. Novos comunicados foram emitidos no fim da manhã desta terça-feira (16) tanto pelo Inmet quanto pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul.


Inmet eleva para vermelho o alerta para a metade norte do Rio Grande do Sul Foto: Inmet/Reprodução

O Inmet soltou dois novos alertas no fim da manhã. Ambos são vermelhos, que indicam grande perigo. O primeiro é válido entre 11 horas desta terça-feira e o início da madrugada desta quarta-feira (17) e inclui o Sul do Estado: regiões de Bagé, Rio Grande e Pelotas.

Segundo o instituto, há risco de chuva superior a 60 milímetros por dia, vendavais de mais de 100 quilômetros por dia e queda de granizo. "Grande risco de danos em edificações, corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores, alagamentos e transtornos no transporte rodoviário", informa o Inmet.

Já o segundo alerta vermelho é mais amplo e inclui as regiões da Grande Porto Alegre e Vales do Sinos, Caí e Paranhana. Vale das 13 horas desta terça-feira até o meio-dia desta quarta e inclui as regiões de Uruguaiana, Santa Maria, Santa Cruz do Sul, Porto Alegre, Novo Hamburgo, Litoral Norte, Caxias do Sul, Passo Fundo, Erechim, Ijuí e Santa Rosa.

Este segundo alerta vermelho da Defesa Civil também inclui o Sul de Santa Catarina. Estão na lista cidades como Criciúma, São Joaquim, Lages, Concórdia e Chapecó.

Segundo o Inmet, toda essa região entre a Metade Norte do RS e o Sul de Santa Catarina pode ter chuva de mais de 100 milímetros em um dia, vendavais de mais de 100 quilômetros por hora e queda de granizo. Há risco de danos em prédios, sistema viário e redes de energia e internet.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas