TRANSTORNOS

Temporal deixa 30 mil pontos sem luz no Vale do Sinos e causa estragos em Estância Velha

Estância Velha sofreu com ventos fortes, que destalharam casas e causaram queda de árvores

Publicado em: 12/02/2024 19:50
Última atualização: 12/02/2024 19:51

A chuva que chegou para aliviar o calor de mais de 38°C, no Vale do Sinos, na tarde desta segunda-feira (12), veio forte em alguns municípios e acompanhada de ventos intensos. Segundo a concessionária de energia RGE, responsável pelo abastecimento na região, às 18h30, pelo menos 30 mil clientes estavam sem luz.


Houve queda de árvores sobre casas Foto: DEFESA CIVIL DE ESTÂNCIA VELHA

Os pontos com mais problemas era o Vale do Sinos e a região metropolitana. "A empresa está totalmente mobilizada e trabalha para restabelecer o fornecimento no menor prazo possível", disse a RGE em comunicado.

Além da falta de energia elétrica, houve registro de prejuízos em Estância Velha em decorrência do vendaval que atigiu a cidade, por volta das 16h15. (Veja mais fotos abaixo)


Árvores de grande porte caíram com a força do vento Foto: DEFESA CIVIL DE ESTÂNCIA VELHA

Segundo a Defesa Civil do município, quatro casas foram destelhadas e três árvores de grande porte caíram sobre casas e veículos. Uma das casas aingidas é de uma família que estava viajando e vizinhos solicitaram ajuda, até que os proprietarios retornem.

Houve também queda de postes de energia, que compometem a segurança de pedestres. Os bairros mais afetados são o Campo Grande, Centro e Bela Vista. O órgão municipal não teve registro de feridos nem desabrigados e desalojados. As equipes trabalham na desobstrução das vias, corte de árvores, além de entregas de lonas e telhas.

Em cerca de 30 minutos (das 16 horas ás 16h30), chouveu 26 milímetros na cidade. Apesar disso, desta vez foi o vento e não a chuva que trouxe problemas.

Fios de energia elétrica sobre a pista interromperam ruasDEFESA CIVIL DE ESTÂNCIA VELHA
Postes de energia caíram ou ficaram suspensosDEFESA CIVIL DE ESTÂNCIA VELHA
Ãrvores de grande porte caíram com a força do ventoDEFESA CIVIL DE ESTÂNCIA VELHA
Houve queda de árvores sobre casasDEFESA CIVIL DE ESTÂNCIA VELHA

O interior de Rolante, no Vale do Paranhana, também teve registro de queda de árvores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas