VEJA VÍDEO

Tornado ou nuvem funil? O que meteorologistas dizem sobre o fenômeno registrado no Rio Grande do Sul

Moradora de cidade da fronteira oeste foi surpreendida pelo fenômeno em uma área rural na manhã desta segunda-feira (25)

Publicado em: 26/12/2023 13:25
Última atualização: 26/12/2023 13:26

Um fenômeno foi registrado na manhã de segunda-feira (25) na zona rural de Santana do Livramento, na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. Ele aconteceu entre as localidade de Pampeiros e Palomas, junto a fronteira com o Uruguai e longe de áreas urbanas. Mas afinal, foi um tornado?

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Tornado ou nuvem funil? O que a Defesa Civil diz sobre o fenômeno registrado no Rio Grande do Sul Foto: Gabriela Foletto/Especial

Segundo a produtora rural Gabriela Foletto, o fato aconteceu por volta das 9h40, durou cerca de 20 minutos e o funil chegou a tocar o chão.

"Me chamou atenção quando por acaso avistei no meio das árvores. Eu estava sem celular na hora, daí corri pegar e tirei as fotos. Ele foi andando para esquerda e desaparecendo aos poucos", conta.

FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA NOSSA COMUNIDADE NO WHATSAPP

Veja o vídeo

O que dizem os meteorologistas

A Defesa Civil do Estado afirma que, de acordo com a avaliação dos meteorologistas da Sala de Situação, da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), pelo vídeo, é possível dizer que trata-se de uma nuvem funil.

Porém, a Defesa Civil não descarta que possa ter sido um tornado. "Teríamos que ter um vídeo mais longo com ele tocando no chão para dizer que tocou, e se tocou verificar in loco se ocorreu alguma 'destruição' para confirmar o tornado. Pelas imagens de radar temos uma forte instabilidade sobre a região."

Já a MetSul Meteorologia, diz que o fenômeno foi um tornado. "A baixa pressão com a atmosfera quente e úmida, e, portanto, instável, proporcionava maior vorticidade, o que acabou por gerar as condições para a formação do tornado na cidade da fronteira. Além disso, ar mais seco e frio avançava do Uruguai sobre o ar quente e úmido no Rio Grande do Sul", explica.

Ainda conforme a MetSul, não é incomum que ocorram tornados nesta época do ano nos países do Prata e no Sul do Brasil pela atmosfera aquecida e instável. Essa é a segunda zona mais propícia a este tipo de fenômeno no mundo e os meses de primavera e verão registram muito instabilidade, especialmente sob El Niño.

O que é um tornado?

Os tornados são fenômenos meteorológicos extremos e destrutivos caracterizados por colunas de ar em rotação intensa que se estendem da base de uma tempestade para a superfície da Terra. Esses redemoinhos violentos são conhecidos por sua capacidade de causar grande destruição em segundos a minutos.

Os tornados geralmente se formam em áreas onde massas de ar quente e úmido encontram massas de ar frio e seco, criando condições ideais para o desenvolvimento desses vórtices. Segundo a MetSul, era o que ocorria nesta manhã com a baixa pressão impulsionando ar mais frio de Sul em direção ao ar quente sobre o estado.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas