ESTÂNCIA VELHA

Trabalhador que morreu esmagado por caçamba era mecânico com mais de 30 anos de experiência

Acidente aconteceu na tarde desta quarta-feira em uma construtora. Funcionário fazia manutenção em um caminhão quando foi atingido pela estrutura

Publicado em: 31/05/2023 18:39
Última atualização: 26/03/2024 14:23

Mecânico experiente, Valter dos Santos Melo, de 64 anos, trabalhava há mais de 30 anos na função. Na tarde desta quarta-feira (31), o trabalhador perdeu a vida enquanto fazia manutenção em um caminhão na empresa Sultepa, no bairro Rincão Gaúcho, em Estância Velha. O acidente aconteceu por volta das 14 horas, no pátio da construtora, e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros, Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias (IGP). 

Mecânico que morreu esmagado por caçamba tinha mais de 30 anos de experiência Foto: Eduardo Amaral/GES-Especial

Conforme nota divulgada pela empresa, Valter trabalhava com máquinas pesadas. "A atuação ao longo de todo o período com o qual esteve conosco foi sempre exemplar", destaca a Sultepa. 

Perito do IGP, Carlos de Santis esteve no endereço, fazendo fotos da cena e medições. Ele afirma que um vazamento de óleo foi o responsável por provocar a queda da caçamba, que acabou por prensar a vítima. "O sistema hidráulico estava aberto, isso permitiu um vazamento de óleo, que provocou a descida da caçamba lentamente, atingindo esse mecânico", detalha o perito. 

Agora, o IGP busca identificar se pode ter havido algum erro de procedimento para garantir a segurança da atividade. 

"Temos que examinar ainda melhor, mas pode ter eliminado uma barreira de segurança que poderia ter evitado isso, ou seja, não ter adotado todas as técnicas que poderiam evitar esse acidente." 

Homem morre esmagado por caçamba de caminhão em empresa de Estância Velha Foto: Corpo de Bombeiros

Inicialmente, o caso é tratado pela Polícia Civil como um acidente de trabalho. "Caso seja apontado que houve imperícia, negligência ou imprudência por parte da empresa ou de terceiros, o caso pode ser enquadrado em homicídio culposo, mas tudo indica ter sido um acidente de trabalho", explica o delegado de Estância Velha, Rafael Sauthier.

A Polícia aguarda o resultado de duas perícias, uma no local do acidente e outra no veículo.

Despedida

Valter será velado na capela municipal do bairro Roselândia, em Novo Hamburgo, e enterrado no mesmo município. A data e os horários ainda não estão confirmados, pois dependem da liberação do corpo, que foi encaminhado para exame de necropsia.

Nota da Sultepa

"A Sultepa Construções e Comércio LTDA manifesta seu mais profundo pesar pela fatalidade registrada nas dependências da empresa nesta quarta-feira (31) que resultou no falecimento de Valter dos Santos Melo, 64 anos, que atuava como mecânico de máquinas pesadas. Um funcionário com excelentes serviços prestados à instituição e com mais de 30 anos de experiência na função. Além disso, a atuação ao longo de todo o período com o qual esteve conosco foi sempre exemplar.

A Sultepa possui imensa responsabilidade pela segurança dos nossos colaboradores e adotamos as medidas cabíveis para evitar todo e qualquer acidente. Inclusive, investimos em capacitações e cuidados permanentes.

Infelizmente, mesmo assim, ninguém está livre de fatalidades como esta.

Expressamos solidariedade e estamos comprometidos em fornecer todo apoio e auxílio necessário à família do colaborador para não deixá-los desamparados.

Mais uma vez, expressamos nosso mais profundo pesar.

Estância Velha, 31 de maio de 2023."

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas