AVANÇOS NA SAÚDE

Vale do Paranhana se destaca como referência em diferentes especialidades médicas

Hospital Bom Pastor, de Igrejinha, agora é referência em Oftalmologia de alta complexidade

Publicado em: 01/12/2023 14:49
Última atualização: 04/12/2023 08:38

O Vale do Paranhana está consolidando sua posição como um polo de excelência em saúde, com hospitais da região se tornando referência em diversas especialidades médicas como: Oncologia, Dermatologia, Traumatologia e agora Oftalmologia. O destaque do momento é o Hospital Bom Pastor, em Igrejinha, que passa a ser referência em atendimento de glaucoma e alta complexidade em oftalmologia, após a assinatura de um contrato entre o Governo do Estado e a instituição, na sexta-feira (24).

A assessoria de comunicação do Hospital Bom Pastor, destaca a trajetória de mais de 10 anos na busca pela excelência em oftalmologia. Com a habilitação, o hospital agora realiza procedimentos de alta complexidade e plantão 24h para emergências, beneficiando não apenas Igrejinha, mas também os municípios de: Parobé, Riozinho, Rolante, Taquara, Três Coroas, São Francisco de Paula, Cambará do Sul, Araricá, Nova Hartz e Sapiranga. Outras especialidades do HBP para região são Odontologia Hospitalar PCD, Cirurgia Bucomaxilofacial, Maternidade e Otorrinolaringologia.

Cirurgia de oftalmologia no Hospital Bom PastorHospital Bom Pastor
Cirurgia de Oftalmologia no Hospital Bom PastorHospital Bom Pastor
Deputado Estadual Joel Leandro WilhelmArquivo pessoal
Assinatura do novo contrato da Oftalmologia no Hospital Bom PastorSecretaria Estadual de Saúde

Avanços do Vale do Paranhana

O prefeito de Igrejinha e presidente da Ampara, Leandro Marciano Horlle, expressa seu orgulho pelo avanço dos hospitais na região: “Esse progresso é fruto do empenho coletivo de profissionais de saúde, gestores e do apoio das esferas governamentais. Os resultados são tangíveis: aumento substancial no número de consultas, cirurgias e, mais importante, na qualidade de vida daqueles que confiam nos serviços oferecidos pelo SUS em nossa região."

Leandro destaca que o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, ampliou seus serviços de alta complexidade pelo SUS; O Hospital Bom Pastor, em Igrejinha, agora com novas especialidades, dedica uma parcela significativa de seus leitos ao sistema público e o Hospital de Taquara tem se destacando na oferta de atendimento oncológico de qualidade.

O Deputado Estadual Joel Wilhelm, ex-prefeito de Igrejinha, é um entusiasta da regionalização e do fortalecimento das redes de serviços de saúde. Ele destaca a integração entre prefeitos, secretários de Saúde e gestores hospitalares, além da parceria com a Secretaria Estadual de Saúde: “A região 6 de saúde vem mostrando isso de forma prática, com a parceria muito grande da Secretaria Estadual de Saúde, que através da secretária Arita Bergmann e sua equipe”, disse ele.

Hospital São Francisco de Assis


Desde abril de 2023, o Hospital São Francisco de Assis, em Parobé, é referência das regiões 6 e 7 em traumato-ortopedia de alta complexidade, contemplando 22 municípios dos Vales dos Sinos e Paranhana. O aumento no contrato com o Estado resultou em mais cirurgias, consultas e leitos, desafogando a demanda que antes era encaminhada para Canoas. Outras especialidades do HSFA para região são: Urologia, Ginecologia, Proctologia e Cirurgia Geral.

Fatores determinantes para o sucesso


Conforme a assessoria de comunicação do Hospital Bom Pastor, o Vale do Paranhana destaca-se não apenas pelos avanços técnicos, mas também pelo compromisso coletivo. A mobilização de profissionais qualificados, a colaboração entre instituições de saúde e a estreita relação com a comunidade local são fatores determinantes para o sucesso na área de saúde. A descentralização dos serviços contribui para aliviar a carga sobre a capital e fortalece a confiança mútua entre pacientes e prestadores de serviços.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas