abc+

TRABALHO VOLUNTÁRIO

Agente de trânsito ministra palestras de conscientização e prevenção contra acidentes

Marcos Carus, 59 anos, leva para crianças e adultos informações didáticas de comportamento e segurança

Taís Forgearini
Publicado em: 16/04/2024 às 14h:39 Última atualização: 16/04/2024 às 14h:40
Publicidade

O trabalho voluntário de conscientização e prevenção contra acidentes de trânsito realizado há 22 anos pelo agente de trânsito de Canoas, Marcos Carus, 59 anos, leva para crianças e adultos informações didáticas de comportamento e segurança.

Carus com alunos do projeto Jovem Bombeiro



Carus com alunos do projeto Jovem Bombeiro

Foto: Arquivo pessoal

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

No último sábado (13), o agente ministrou uma palestra educativa para crianças e pré-adolescentes do projeto Pequeno Bombeiro, no Colégio Concórdia.

“Foi a convite da Diretoria de Trânsito, da Secretaria Municipal de Transportes e Mobilidade. Dessa vez, não fui como voluntário, mas como agente de trânsito. Fizemos dois grupos, um pela manhã e outro à tarde. Participaram cerca de 45 alunos com idades entre 5 e 12 anos. Foi uma atividade interativa e focada na disseminação de boas práticas. A conscientização começa na infância”, frisa.

Segundo o Carus, alguns jovens relataram situações perigosas no trânsito.

“As crianças são muito espontâneas, elas contam geralmente o que acontece. Ouvi relatos do tipo: fulano não usa cinto, fulana utiliza o celular enquanto dirige, ciclano deixa eu sentar no banco da frente do carro. São práticas de alto risco, que em caso de acidente, podem ocasionar lesões graves e até morte. É essencial dar bons exemplos para os jovens.”

De forma lúdica e didática, os alunos do projeto Pequeno Bombeiro receberam explicações sobre comportamento e ações para replicar no dia a dia.

“São atitudes que ajudam para o melhor andamento do trânsito, por exemplo, andar na faixa de segurança, andar na calçada ao invés do meio-fio da rua, usar o cinto, não sentar no banco da frente dos veículos. São pequenas atitudes que fazem toda a diferença”, salienta.

Carus explica que crianças menores de 10 anos não podem andar como carona de motocicletas. “Menores de 1,45 metro não podem sentar no banco da frente dos veículos”, finaliza.

Trabalho voluntário

Carus ressalta o amor pelo trabalho de educação no trânsito. “Considero um dom poder ser ouvido por crianças e adultos. Fico feliz em contribuir para um trânsito melhor. A conscientização continua sendo a melhor prevenção de acidentes e mortes”, destaca.

Nesta terça-feira (16), Carus fará uma palestra voluntária em um Centro de Formação de Condutores (CFC), no Centro. “Para adultos, trago outros elementos. Cito casos reais e mostro imagens de acidentes graves”.

Para palestras voluntárias de Carus, entre em contato no (51) 99803-3238.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade