Para atender a demanda em saúde nas regiões atingidas pela enchente de maio, serviços de atendimento descentralizado estão disponíveis nos bairros Rio Branco, Harmonia e Mathias Velho. A iniciativa veio de uma parceria entre a Secretaria de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde com o Sesi.
O serviço já funciona há três semanas e as tendas, estruturas disponibilizadas pelo Sesi, foram montadas na última semana. Médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, bem como um farmacêutico, um dentista, um assistente social e um psicólogo prestam assistência à população. A farmácia disponibiliza medicações já no local e há aparelho de raio-x para exames odontológicos.
Os atendimentos ocorrem das 8 às 17 horas. Vacinação contra o tétano e a influenza ocorre das 9 às 16 horas. Basta chegar ao local com documento de identidade em mãos – se o documento foi perdido durante a enchente, é possível informar apenas o número de registro.
“Temos tido bastante acesso da população. São cerca de 150 atendimentos diários”, conta a enfermeira e gestora técnica do Município, Cristiane Ziani. “Continuaremos até ter Unidades de Saúde estruturadas para voltar a atender a população”, comenta.
“Moro no Fátima, e na minha região de referência, que é o Prata, perdemos o atendimento”, relata o aposentado Paulo Ladeira, 67 anos. “O atendimento é muito bom, fui encaminhado para atendimento odontológico e agora sai com remédio e tudo”, comenta.
Confira os endereços onde o serviço de saúde está disponível:
Praça Cônego Lotário Steffens – Rua José de Alencar, 414, Rio Branco;
EMEF Max Adolfo Oderich – Rua Professora Dona Sara, 100, Harmonia;
Igreja Evangélica Pentecostal Cristã – Rua São João Batista, 1570, Harmonia;
Estacionamento do Hospital de Pronto Socorro (HPS) – Rua Florianópolis, 1686, Mathias Velho.
LEIA TAMBÉM