Chuleadores unidos pela mesma paixão se reúnem, ao longo deste final de semana, no Parque do Gaúcho, em Canoas, onde ocorre o 1º Festival Nacional de Chula, promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho.
Como parte da programação de aniversário de 87 anos da cidade, o evento conta com a presença de CTGs de todas as querências, em um projeto que abrange categorias que contemplam a participação desde a Mirim.

Foto: Paulo Pires/GES
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP.
Morador de Canoas, Ismael Magnus, 47 anos, sapateia no tablado desde os 14 anos. Participou da competição neste sábado (27), já pensando nos desafios marcados para o domingo (28).
“Eu danço Estado afora, então nem pensei duas vezes ao me inscrever para participar na competição aqui pertinho de casa”, disse o integrante do GPF Aldebarã, no bairro Estância Velha.
Ismael reuniu a experiência de uma vida dedicada ao tradicionalismo para ensinar o filho, o pequeno Joaquim, apenas 7 anos, que há seis meses passou a se interessar pela dança e a participar de competições.
“Ele observou o primo dançando e resolveu, assim, do dia para a noite, que queria também. Então começou a treinar e hoje participa de competições”, conta o pai. “Eu gosto de ficar batendo as patas”, acrescenta o menino.
E os gritos e o barulho do salto no tablado animaram a gauchada na fria manhã de sábado. A torcida reunida, vinda de longe ou não, marcou presença para aplaudir os participantes da competição.
“Eu nem sou de CTG, mas li que seria aqui pertinho de casa e deixei a cama mais cedo, arrumei o mate e vim para acompanhar”, contou a florista Isabela Costa. “Está muito bonito e os guapos que se inscreveram são muito bons de se ver”, elogiou.
Carinho
Por falar em beleza, a organização do evento acabou sendo elogiada pelos participantes, viessem eles de Encantado ou do Alegrete, conforme constatou a reportagem ao conversar com os chuleadores.
Uma das lideranças por trás do evento, o veterano Lúcio Mauro dos Santos Fagundes, afirmou que tudo foi pensado de modo a celebrar a tradição gaúcha e, ao mesmo tempo, contemplar os talentos reunidos de estâncias diversas para sapatear em Canoas.
“O prefeito [Airton Souza] queria um evento bonito e a gente trabalhou para arrumar tudo para que não houvesse reclamação”, defendeu. “Até o tablado que trouxemos é o melhor que existe.”