VIOLÊNCIA

Canoas registra dois assassinatos em menos de 24 horas

Ataques a tiros aconteceram neste domingo (21), no bairro Guajuviras, onde uma menina de 6 anos havia sido baleada na última quinta-feira (18)

Publicado em: 22/01/2024 11:58
Última atualização: 22/01/2024 13:07

O ciclo de violência perdura, no bairro Guajuviras, em Canoas. Foram dois assassinatos a tiros cometidos em dois pontos do bairro em um período de apenas 24 horas neste domingo (21).

Policiamento ostensivo da Brigada Militar (BM) permanece reforçado no bairro Guajuviras neste início de semana Foto: PAULO PIRES/GES

O primeiro crime aconteceu ainda durante a madrugada de domingo. Um homem acabou assassinado com, pelo menos, dez tiros, durante um ataque organizado por criminosos no meio da madrugada na estreita Rua 77, entre a Avenida 17 de Abril e a Estrada do Nazário.

Já no meio da noite de domingo, por volta de 21h10, um novo ataque a tiros terminou em morte. O assassinato foi executado na Rua TT, no Loteamento Comtel, onde um homem acabou baleado por criminosos que chegaram ao local em um veículo Sedan e efetuaram uma série de disparos antes de fugir em velocidade.

O Loteamento Comtel entrou na mira de criminosos desde a semana passada. O crime na Rua TT foi executado a metros da Rua ZZ, local onde um homem foi atingido por cinco tiros na semana passada. A lembrar, uma criança também foi baleada durante o atentado na quinta-feira.

A violência no Guajuviras, segundo um morador que entrou em contato com a reportagem, está ligada a um desacerto entre facções criminosas. O bairro, conforme a própria polícia, sofre com a presença de duas organizações diferentes que brigam pelo controle do tráfico.

O 15º Batalhão da Polícia Militar (BPM) reforçou o policiamento ostensivo na área. A Brigada Militar (BM) não divulgou a identidade das vítimas. Ambos casos são investigados pela Polícia Civil. São trabalhados pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Canoas.

A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil, contudo perdura o silêncio dos delegados tendo em vista que a reivindicação da Associação dos Delegados de Polícia (Asdep) do Rio Grande do Sul por reajuste salarial da categoria.

Números

No ano passado, um confronto entre criminosos do bairro Guajuviras e Mathias Velho terminou em um saldo de quase 30 mortes entre os meses de janeiro e fevereiro. Foram onze mortes nos primeiros 31 dias do ano. Menos violento, o mês de janeiro de 2024 soma, até agora, seis homicídios e outras seis tentativas de assassinato, conforme a polícia.

A violência no bairro Guajuviras ganhou destaque na tarde de quinta-feira, quando uma menina foi atingida por um tiro de pistola durante um ataque no Loteamento Comtel. A criança terminou com um projétil alojado na coxa, que os médicos decidiram não retirar devido ao risco do procedimento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas