ÁGUA

CATÁSTROFE NO RS: Corsan disponibiliza reservatórios de água comunitários em Canoas

Foram implantadas caixas d'água comunitárias ao lado do Parkshopping Canoas, na rótula do Guajuviras e na Ulbra

Publicado em: 05/05/2024 14:31
Última atualização: 05/05/2024 17:06

Para aliviar a situação de desabastecimento de água em Canoas, a Corsan implantou reservatórios de água comunitários em quatro pontos da cidade. Há caixas d'água disponíveis ao lado do Parkshopping Canoas (na Avenida Farroupilha), na rótula do Guajuviras (Avenida Boqueirão) e na Ulbra (Avenida Farroupilha).

Canoas segue 100% desabastecida, pois Estação de Tratamento de Água (ETA) Rio Branco e captações estão submersas. Também é possível pegar água na Unidade de Saneamento na Rua Frei Orlando, 118, no Centro. 

Foram implantadas caixa d’ água comunitárias ao lado do Parkshopping Canoas, na AABB, na rótula do Guajuviras e na Ulbra Foto: Corsan/Divulgação

Segundo a Corsan, a situação na Região Metropolitana é a mais delicada neste momento, com 566 mil imóveis sem água em 8 municípios. Ao todo, 78 caminhões-pipa já são empregados para mitigar impactos a pelo menos 120 mil imóveis. A prioridade é para hospitais, postos de saúde e também abrigos para onde pessoas resgatadas estão sendo levadas em diversas cidades.

De acordo com estimativa da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) encomendada pela Corsan, a projeção da variação de nível do Guaíba deve viabilizar a retomada das instalações operacionais da Companhia na Região Metropolitana quando a cota do rio chegar a 4,9 metros, o que está estimado para o dia 7, terça-feira.

Em sequência, serão reativadas a captação de Alvorada (07/05, cota 4,9m), ETA Niterói e ETA Esteio (08/05, cota 4,5m), captação de Cachoeirinha (09/05, cota 4,2m), e ETA Rio Branco, captação do Guaíba e captação Arroio das Garças (10/05, cota 3,85m).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas