Saúde

Dengue: prevenção depende de todos

Nos últimos 15 dias, os casos aumentaram consideravelmente e o número chegou a 581 pessoas doentes

Publicado em: 07/03/2024 10:06
Última atualização: 07/03/2024 10:14

Estão confirmados 581 casos de dengue em Canoas, sendo 575 autóctones (contraídos na própria região) e seis importados, segundo a Prefeitura. Nos últimos 15 dias, os números aumentaram consideravelmente. De 20 de fevereiro a 5 de março, somente no bairro Estância Velha, foram registrados 148 novos casos. O município registra uma morte pela doença. Uma vítimade59 anos faleceu em 19 de fevereiro, no Hospital São Lucas da PUC/RS, segundo o Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs).

Ação de pulverização no bairro Nossa Senhora das Graças Foto: Jader Rodrigues/PMC

Há outros bairros com incidência preocupante, como são os casos do Guajuviras, com mais 68 casos em duas semanas; do Nossa Senhora das Graças, com 30 novas identificações; do Harmonia, com 18; além do Niterói e do Mathias Velho, com mais 14 casos cada um.

Para barrar a proliferação do mosquito e, consequentemente, diminuir os casos da doença, a população canoense tem um papel fundamental na eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti. É fundamental eliminar água parada dos pratinhos e vasos de plantas, manter caixas d’água com tampa, colocar tela nos ralos de água da chuva, secar pneus e protegê-los das intempéries e limpar calhas da residência, manter piscinas limpas e tratadas, não acumular entulhos e lixo.

Medidas

Usar repelente para o corpo, no ambiente e telar portas e janelas das casas fazem parte das ações de prevenção. Para quem tem pets, a orientação é escovar os potes uma vez por semana e trocar água diariamente. A supervisora da Vigilância em Saúde, Denis Garcia Kenes, destaca que, ao contrário do que muitos pensam, a maior concentração de focos do mosquito não está em terrenos baldios e sim nos pátios de domicílios.

“Enfrentamos um dos piores momentos da dengue no País”, alerta. Pacientes com quadro suspeito de dengue, apresentando sintomas como febre alta, dores de cabeça, muscular e atrás dos olhos, náuseas e vômitos, manchas na pele e mal-estar geral devem procurar atendimento nas unidades de saúde ou UPAs. O diagnóstico rápido evita o agravamento da doença.

Cuidados básicos e proteção

A dengue necessita da conscientização de todos para a prevenção. No bairro Harmonia, onde há 25 casos da doença, a diarista Carilei Lima, 52 anos, procura adotar todos os cuidados para proteger sua família contra a dengue. “O pote do cachorro, troco a água todos os dias. Tenho cuidado com os vasinhos de planta também”, explica. Denúncias de possíveis focos de dengue podem ser feitas pela Central de Atendimento ao Cidadão (CAC) pelos telefones 0800-510-1234 ou 3236-1079.

Ações para eliminar o mosquito

Com o objetivo principal de eliminar o mosquito da dengue, a Secretaria Municipal da Saúde realizou, esta semana, duas ações de pulverização contra o mosquito adulto Aedes aegypti, nos bairros Nossa Senhora das Graças, que registra 39 casos da doença, e no Mathias Velho, que tem 316 casos. Além da aplicação de inseticida e monitoramento dos casos, a Diretoria de Vigilância em Saúde segue com ações de conscientização à população e fiscalização de possíveis focos, para destruir criadouros.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas