AERONÁUTICA

F-5 do Esquadrão Pampa atinge 100 mil horas de voo

As 100 mil horas foram atingidas com cinco aeronaves, que fizeram 20 minutos de voo

Publicado em: 20/03/2024 12:35
Última atualização: 20/03/2024 15:04

A decolagem de cinco aeronaves na pista da Base Aérea de Canoas marcou um feito considerado excepcional na aviação militar. O Primeiro Esquadrão do Décimo Quarto Grupo de Aviação (1°/14° GAV) - Esquadrão Pampa, atingiu a marca de100 mil horas de voo na aeronave F-5. O voo histórico aconteceu na manhã desta segunda-feira (15).

Esquadrão Pampa 100 mil horas de voo na aeronave F-5 foto 3 Foto: Divulgação/Esquadrão Pampa

Em uma das cinco aeronaves estavam o comandante do 1°/14° GAV, tenente-coronel aviador, André Navarro de Lima Guimarães, e o comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V Comar), major-brigadeiro do ar, Vincent Dang, após 25 anos do seu último voo de F-5. “ Isto me trouxe uma oxigenação e um rejuvenescimento que, para mim, não tem preço”, declarou Dang.

“As 100 mil horas foram atingidas com 20 minutos de voo”, comentou Navarro. Ele destaca o esforço de todos que trabalharam para atingir a marca. “Este feito ímpar foi possível graças ao esforço e dedicação de pilotos, mantenedores, controladores e apoio administrativo, de ontem e de hoje, que, com seu trabalho, muitas vezes silencioso, fizeram e fazem deste Esquadrão o que ele é”, declarou.

O Esquadrão Pampa é uma Unidade de Caça que contribui com a manutenção da soberania do Espaço Aéreo brasileiro. Localizado na Base Aérea de Canoas (Baco), o Esquadrão operou diversas aeronaves de caça ao longo de sua história, incluindo o atual F-5M, uma versão modernizada do caça F-5 Tiger II.

Navarro explica que o Esquadrão Pampa foi criado em 1947, operando com várias aeronaves e que o F-5 chegou em 1976, tornando-se uma peça fundamental do Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (SISDABRA), por sua versatilidade e confiabilidade. “Foi modernizado em 2005, com equipamentos e armamentos que o capacitam a operar em cenários complexos”.

Comemorações

Após o pouso, os pilotos foram recebidos pelo comandante da Baco, tenente-coronel Aviador Thiago Romanelli Rodrigues; pelo efetivo do Esquadrão Pampa; por familiares; pela Banda de Música da Baco e por admiradores da aviação. Para marcar o momento histórico da Força Aérea Brasileira, também foi inaugurado o monumento das 100 mil horas de F-5 do Esquadrão Pampa, pelos Comandantes do V Comar, da Baco e do 1º/14º GAV. O Esquadrão Pampa é a única Unidade Aérea de Caça gaúcha que opera o caça F-5, no sul do país. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas