BENEFÍCIO LIBERADO

Limite para Saque Calamidade do FGTS em Canoas é de até R$ 6,2 mil; veja como se cadastrar

Modalidade é destinada para atingidos pela enchente em novembro e pelo temporal de 16 de janeiro

Publicado em: 23/02/2024 13:44
Última atualização: 23/02/2024 13:45

Os canoenses que tiveram suas residências atingidas pela enchente em novembro e pelo temporal de 16 de janeiro devem fazer o cadastro on-line de solicitação do Saque Calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O formulário pode ser acessado pelo site da Prefeitura, na aba inicial "Liberado FGTS". O prazo de inscrição é de 21 de fevereiro a 8 de março.

Defesa Civil orienta população a preencher formulário on-line Foto: Renan Caumo/PMC

No processo de cadastro é necessário comunicar o nome completo, o endereço da residência atingida no temporal (com nome do bairro) e um telefone de contato. O Saque Calamidade pode ser retirado pelos trabalhadores prejudicados que possuem saldo de FGTS à disposição em conta. O limite para saque é de até R$ 6,2 mil.

Quem não conseguir fazer o cadastramento on-line deve entrar em contato com a Defesa Civil na sede do órgão, na rua Bandeirantes, 450 - bairro Nossa Senhora das Graças, de segunda a sexta-feira, das 8 ao meio-dia ou das 13 às 17 horas. Em caso de dúvidas, o telefone é o (51) 3476-3600.

Segundo o secretário adjunto do Escritório de Resiliência Climática, Igor Sousa, após o envio dos dados cadastrais, a Caixa Econômica Federal fica responsável pela liberação do saque, seja via aplicativo ou na agência mais próxima.

"Faremos o envio por lotes. Na segunda-feira [26], o primeiro lote, com 144 nomes, será repassado para a instituição. Essas primeiras pessoas foram cadastradas durante uma ação presencial que fizemos nos bairros [Mato Grande, Harmonia, Rio Branco, Niterói, São Luís e Olaria] com os afetados pela inundação de novembro . Foi uma atividade isolada feita na terça e na quarta-feira", explica Sousa.

Os próximos lotes, com dados do cadastramento on-line, serão enviados no dia 1º e 9 de março. Após o envio, o prazo é entre cinco a dez dias úteis para o cidadão verificar a liberação do FGTS em uma agência ou via aplicativo da Caixa.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas