A Reunião Ordinária do Conselho da Cidade, na noite desta segunda-feira (22), trouxe boas notícias para Nova Santa Rita. Durante o encontro, a Prefeitura apresentou o balanço financeiro do quadrimestre de 2026, que registrou o primeiro superávit desde a enchente de 2024.
FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Foto: Paulo Pires/GES
A agenda também contou com o início da ordem de serviço para a atualização do Plano Diretor e a apresentação de ações desenvolvidas nas áreas de segurança e de inclusão na educação.
Segundo o prefeito Rodrigo Battistella, a recuperação financeira, com superávit de R$ 3,6 milhões, é fruto do planejamento de recuperação financeira iniciado em 2025.
“Ano passado, tivemos uma redução na arrecadação de R$ 25 milhões. Fizemos um planejamento de recuperação, com a redução de salários e gratificações na gestão pública e cortes de gastos em áreas estratégicas. Agora, estamos colhendo os frutos dos esforços realizados”, destacou o gestor.
LEIA TAMBÉM: Seis municípios da região recebem obras da Corsan nesta semana; veja a lista
Plano diretor
Com o investimento de R$ 1 milhão, o prefeito anunciou o prazo de 12 meses para a atualização do Plano Diretor do município.
“Assinei a ordem de início dos trabalhos com a empresa vencedora do certame. Também apresentamos os conselheiros que irão atuar na revisão, que envolve servidores, associações, órgãos e a sociedade civil. Essa atualização é essencial para o planejamento e desenvolvimento do município para os próximos 10 anos.”
Para o prefeito, os índices positivos na segurança refletem os investimentos feitos na área nos últimos cinco anos.
“Hoje, temos os menores índices de criminalidade da região. Desde 2021, destinamos R$ 21 milhões com recursos próprios. Entregamos viaturas, câmeras e sistemas de monitoramento. Também criamos a Guarda Municipal. São ações que impactam diretamente a vida da população. Mais segurança representa mais qualidade de vida.”
Inclusão na educação
Na área da educação, Nova Santa Rita registrou um aumento exponencial de alunos com necessidades especiais. O salto de 325 estudantes em 2021 para 1.060 alunos em 2026. Diante do desafio, políticas de inclusão foram aplicadas na rede municipal de ensino.
“A demanda cresceu muito ao longo dos últimos anos. O investimento com inclusão precisava acompanhar também. Ampliamos o número de monitores e equipes em sala de aula. Atualmente, temos 60 monitores contratados. Para manter a estrutura e os serviços de inclusão fazemos um investimento anual de R$ 2,5 milhões”, concluiu Battistella.