FILAS NA SAÚDE

"Quanto mais eficiente o sistema for, mais as pessoas acreditam nele", diz Jairo Jorge sobre saúde de Canoas

Programa Canoas + Saúde busca atualizar demandas de canoenses que aguardam por consultas, exames e cirurgias

Publicado em: 30/08/2023 09:42
Última atualização: 18/10/2023 17:52

Com filas para exames, consultas e cirurgias, a Prefeitura de Canoas busca alternativas para solucionar a demanda histórica na cidade. Com a finalidade de agilizar os atendimentos, a Secretaria da Saúde (SMS) lança nesta sexta-feira (1º), o Canoas + Saúde, com o objetivo de reduzir o tempo de espera dos pacientes.

Prefeitura de Canoas prepara mutirão de atendimentos e cirurgias na área da saúde Foto: PMC/DIVULGAÇÃO

Conforme dados da SMS, são 52,4 mil pessoas aguardando por um exame no município, outras 37,7 mil na espera por uma consulta médica e 10,1 mil no aguardo para efetuar alguma cirurgia. “O primeiro passo é atualizar o cadastro, temos muitos pacientes na fila desde 2018, 2019, então é necessário entender como está a real demanda, por isso a atualização é fundamental”, destaca o titular da SMS, Felipe Martini.

Serão disponibilizados seis locais de atualização cadastral. Os canoenses poderão procurar as subprefeituras: nordeste, noroeste, sudeste e sudoeste. Além da ouvidoria na Secretaria da Saúde e uma central será instalada na estação Canoas/ La Salle do Trensurb, onde funcionava a Central de Vacinas. “Atualizar o cadastro é fundamental para que possamos enxergar as pessoas que realmente necessitam de atendimento. Para aqueles que não puderem comparecer, teremos uma busca ativa feita pelos agentes comunitários.”

Documentos necessários

Para conseguir a atualização no cadastro, o paciente deve levar consigo um documento com foto, comprovante de residência e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). “A partir disso poderemos planejar o lado financeiro e contratar mais especialistas para as áreas impactadas.” Segundo Martini, a telemedicina também será utilizada nos atendimentos. “É a efetivação do gasto público. Ao atender o paciente de forma especializada, a doença não se agrava e isso faz com que o custo seja reduzido.”

Martini destaca que durante a atualização, as pessoas vão seguir sendo atendidas. “Isso nunca parou. O programa vai agilizar todo o processo.” Com duração de três meses, o + Saúde funcionará até 30 de novembro. “Depois disso vamos publicar os nomes dos pacientes que não realizaram a atualização. Se não houver contato, retiramos o nome da lista.”

Apenas Canoas

Martini confirma que apenas moradores de Canoas que estão na fila devem procurar os pontos de atualização. "Como somos referência para muitos outros municípios, estamos oficiando as prefeituras, para que nestas cidades também seja feita uma abordagem de atualizar as demandas de cirurgias, exames e consultas."

Avanço em quatro etapas

O prefeito Jairo Jorge explicou que serão quatro etapas. “A primeira é a atualização do cadastro, o que podemos chamar de atualização de demandas. Depois passamos para o mutirão de consultas. Na sequência, em outubro, os exames e entre novembro e dezembro, o mutirão de cirurgias.”

Jairo afirmou que sabe dos problemas na saúde e por isso é necessário se colocar no lugar das pessoas que aguardam na fila. “Recebo todos os dias demandas relacionadas à saúde. Não dá para fazer tudo ao mesmo tempo, mas ao saber exatamente o tamanho da demanda, vamos conectando o sistema.” Além dos locais já citados, o prefeito comunicou que as atualizações poderão ser feitas também aos sábados, no Prefeitura na Rua. “Não é um simples cadastro. Quanto mais eficiente o sistema for, mais as pessoas acreditam nele.”

Mais de 26 mil consultas no período de um ano

Para agilizar a redução na fila, Jairo Jorge afirmou que foram contratadas mais de 26 mil consultas médicas. "Devem ser todas realizadas no prazo de um ano." Com isso, o prefeito diz que espera ficar próximo de zerar os procedimentos pendentes. "Com a atualização do cadastro, vamos poder saber qual é o real tamanho das nossas filas. Muitas pessoas buscaram outras alternativas com o passar do tempo."

 

 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas