A manhã desta quarta-feira (6) foi especial para o cavalo Caramelo. Símbolo de resiliência e esperança, o animal recebeu a visita de três membros da equipe que participou do resgate durante a enchente de maio de 2024. Após 2 anos, o reencontro com os voluntários da cidade de Sorocaba-SP ocorreu no campus da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra).

Foto: Paulo Pires/GES
O bombeiro civil João Marques e os médicos-veterinários Leonardo Castro e Fabio Thut viajaram cerca de 13 horas desde Sorocaba até Canoas para rever o equino. A visita foi descrita pelos profissionais como uma recompensa pelo trabalho realizado durante a operação de salvamento no dia 9 de maio.
“Ver o Caramelo bem e com saúde plena é a maior recompensa. Ele, que estava magro no resgate, agora é um símbolo vivo de que o trabalho e a dedicação valem a pena. Seu bem-estar atual justifica ficar longe da família para atuar em missões de resgate, como foi na enchente de 2024”, destaca o veterinário Castro.
Enquanto fazia carinho no Caramelo, o bombeiro Marques relembrou a ação conduzida pela força-tarefa formada por nove profissionais do Corpo de Bombeiros de São Paulo. A equipe foi a primeira enviada ao Rio Grande do Sul e contou com a participação de cinco médicos-veterinários de Sorocaba, um profissional da região de Canoas e voluntários locais.
“Foi um acontecimento que impactou profundamente. São muitas memórias. Transitar pelas vias que antes estavam submersas ou acessíveis apenas por barco e aeronave foi até estranho. Estou feliz pelo privilégio de rever o Caramelo.”
O veterinário Thut lembrou que a solidariedade e a união foram fundamentais para o sucesso da missão realizada. Ele contou que a equipe começou a busca cedo, tentou encontrar o animal por mais de uma hora sem sucesso e acabou seguindo um helicóptero que filmava a região.
“A comunicação com a base estava prejudicada. Conseguimos localizar o Caramelo com a ajuda de pessoas da região, que indicaram o local exato. A ajuda de todos foi essencial para salvar ele.”
Mais do que um reencontro, a visita reforçou o papel de Caramelo como símbolo de superação e esperança para quem acompanhou a enchente no Rio Grande do Sul. O animal, que estava magro no momento do resgate, hoje representa o resultado de uma ação marcada pela união entre bombeiros, veterinários e voluntários.
Atualmente Caramelo curte sua merecida aposentadoria no campus da Ulbra, em Canoas, onde, inclusive, pode ser visitado.