NOVO HAMBURGO

DIA INTERNACIONAL DA MULHER: Postos estão abertos para elas colocarem a saúde em dia

Todas as 25 unidades de saúde de Novo Hamburgo estão abertas para prestar atendimento às mulheres, ação especial para comemorar o Dia da Mulher

Publicado em: 09/03/2024 15:06
Última atualização: 09/03/2024 15:06

Para aquelas que levam uma vida corrida, onde às vezes falta tempo para cuidarem de si mesmas, este sábado (9) é um dia diferente. Todas as 25 unidades de saúde de Novo Hamburgo estão de portas abertas para prestar atendimento às mulheres, ação especial para comemorar o Dia da Mulher.


Equipe da USF Liberdade decorou o posto para receber as mulheres Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Os profissionais atendem consultas médicas e coleta de material para a realização do exame preventivo do colo de útero agendadas com antecedência. Mas quem quiser realizar teste rápido de sífilis, HIV, gravidez e hepatites B e C, assim como aplicação de vacinas, não precisa de hora marcada. Os postos ficam abertos até 17 horas.

Na Unidade de Saúde da Família (USF) do bairro Liberdade, a equipe do posto, que conta com 19 profissionais mulheres, fizeram questão de montar uma decoração especial para esperar as usuárias.

A dona de casa Lurdes Pimentel, 56 anos, todos os anos faz os exames preventivos. Na manhã deste sábado, ela fez o pré-câncer. “Para a rotina da mulher isso é muito importante. É preciso se cuidar”, disse ela enquanto encaminhava o pedido de mamografia.


Lurdes Pimentel fez exames preventivos na USF Liberdade Foto: Débora Ertel/GES-Especial

Conforme a médica de família Juraci Poltronieri, o objetivo da mobilização foi a prevenção, já que muitas mulheres não procuram atendimento por falta de tempo, pois trabalham ou precisam cuidar de alguém.

“Hoje ela tem a oportunidade de consultar e falar das suas queixas, verificar as doenças de base, como pressão alta e diabete, e solicitar um check-up”, explica. A médica chama atenção é que por meio da prevenção é possível evitar e tratar problemas mais graves.

No entanto, o agendamento dos demais exames e da data de reconsulta, quando é necessário, não tem sido tarefa fácil para as equipes.

Conforme a recepcionista Caroline Decarli, muitas usuárias não atendem o telefone, pois acreditam que seja trote ou ligação de operadoras tentando vender serviços. “Às vezes, a gente o exame para aquela semana e acaba demorando mais porque ninguém atende”, comenta

Dados do Ministério da Saúde (MS) apontam que o exame preventivo (Papanicolau) detecta com facilidade as lesões causadas pelo vírus e, se identificadas na fase inicial, as chances de cura são de praticamente 100%.

SUS terá novo exame

Na sexta-feira (8), foi publicada uma portaria pelo Ministério da Saúde que promete disponibilizar no Sistema Único de Saúde (SUS) a tecnologia de testagem molecular para detecção do vírus HPV e rastreamento do câncer do colo do útero. Em 2023, o governo federal investiu R$ 18 milhões em um projeto piloto de testagem, que foi realizado em Pernambuco.

Enquanto no exame tradicional, por meio do exame Papanicolau, a recomendação é que se faça o exame com mais frequência, a testagem molecular é recomendada a cada cinco anos. O MS acredita que essa mudança resultará em melhor adesão, facilitando o acesso ao exame.

Estimativas indicam que cerca de 17 mil mulheres sejam diagnosticadas com câncer de colo de útero no Brasil todos os anos. Apesar de ser uma doença que pode ser prevenida, é o quarto tipo de câncer mais comum e a quarta causa de óbito pela doença em mulheres. 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas