abc+

LAGARTEANDO

Lagarto que morava em escola é resgatado em Novo Hamburgo

Inquilino da Escola de Educação Infantil Castelo de Gigante foi levado para o Parcão

ico ABCMais.com azul
Publicado em: 08/01/2026 às 20h:18 Última atualização: 08/01/2026 às 21h:05
Publicidade

Um lagarto teiú que vivia no pátio da Escola de Educação Infantil Castelo de Gigante, no bairro Guarani, foi resgatado nesta quinta-feira (8) em Novo Hamburgo. O animal, que pode chegar a medir 1,5 metro, costumava se esconder sob o piso de uma das aberturas da instituição do ensino.

Publicidade

A espécie é vista com certa frequência no verão, quando sai para se alimentar e “lagartear” no sol. Para evitar que o réptil possa se machucar ou ser atropelado, uma equipe da Diretoria de Proteção Ambiental (DPA) foi chamada para fazer o resgate.

Lagarto foi resgatado e levado até o Parcão de Novo Hamburgo | abc+



Lagarto foi resgatado e levado até o Parcão de Novo Hamburgo

Foto: Reprodução

Ao capturar o animal com segurança, ele foi levado até o Parque Henrique Luís Roessler (Parcão). Ele foi solto no local, onde outros exemplares da mesma espécie podem ser vistos circulando pela área verde. A dieta do teiú varia entre a predação de pequenos animais, carcaças, ovos e frutas, sendo importantes disseminadores de sementes. Eles não representam risco ao ser humano.

Caso encontre um animal silvestre, a orientação é não tentar capturá-lo ou levá-lo consigo e entrar em contato com a Diretoria de Proteção Ambiental, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, pelos telefones (51) 3097-1990, (51) 3524-0356 e 156, ou pelo site da Prefeitura, por meio da abertura de um protocolo.

Lagarto que morava em escola é resgatado em Novo Hamburgo
Publicidade