abc+

DEFENSORA DO PATRIMÔNIO

Morre Rosangela Slomp, conselheira da Sociedade Amigos da Fundação Scheffel

Advogada foi amiga pessoal do artista e ativista na preservação do patrimônio histórico do bairro Hamburgo Velho

Eduardo Amaral
Publicado em: 27/03/2024 às 18h:39 Última atualização: 27/03/2024 às 19h:07
Publicidade

Morreu nesta quarta-feira (27) a advogada e ex-vice-diretora da Fundação Ernesto Frederico Scheffel, Rosangela Slomp. Advogada e professora universitária, Rosangela atuava há mais de 20 anos na preservação do patrimônio histórico e chegou a ser vice-diretora da Fundação Scheffel.

SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Rosângela Slomp (ao centro) se dedicou por mais de 20 anos há preservação do patrimônio histórico e cultural de Hamburgo Velho | abc+



Rosângela Slomp (ao centro) se dedicou por mais de 20 anos há preservação do patrimônio histórico e cultural de Hamburgo Velho

Foto: Marcos Quintana/Arquivo

Rosangela foi encontrada morta em sua casa em Novo Hamburgo, os familiares acreditam que ela tenha tido um mal súbito, pois estava sem responder às mensagens há dois dias. A advogada tinha 70 anos e deixa um filho.

A cerimônia de despedida e cremação foi realizada nesta quarta no Crematório e Cemitério Jardim da Memória.

A advogada também foi amiga pessoal de Ernesto Frederico Scheffel, o artista que dá nome ao museu de Novo Hamburgo. “Foi uma pessoa muito ligada ao próprio Scheffel, então sempre participou muito das atividades da Fundação”, destaca o curador da Fundação Scheffel, Angelo Reinheimer. Essa amizade rendeu uma obra de Scheffel que eternizou a amiga em uma pintura.

Reinheimer classifica Rosangela como uma peça fundamental na conservação do patrimônio histórico do bairro Hamburgo Velho. “Ela deu exemplo restaurando uma casa histórica ao lado da Secretaria de Cultura”, destaca ao lembrar da residência comprada pela advogada no bairro.

“É uma perda irreparável, foi uma ativista da causa cultural e mais do que isso, foi uma amiga fiel do Scheffel e nossa parceria. É realmente com profundo pesar, mas ela deixou um legado tanto na área jurídica quanto na conservação do patrimônio de Hamburgo Velho”, encerra o curador da Fundação.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade