Um mês após a publicação da reportagem do Jornal NH sobre o assunto, a Secretaria Municipal de Saúde de Novo Hamburgo informa que já iniciou o chamamento de uma segunda mastologista para a rede. Porém, embora a cidade ainda esteja com apenas uma mastologista, parte das pacientes que aguardavam a consulta conseguiu ser atendida.

Foto: Acervo pessoal/Regina Lúcia Brandt
Dentre elas está a dona de casa Regina Lúcia Brandt, de 70 anos, moradora do bairro São Jorge, que havia realizado sua última consulta em outubro de 2024 e passou o restante do tempo buscando exames na rede privada, com auxílio da família.
“Eu tive câncer de mama há mais de 20 anos e agora deu que eu estou com o câncer de novo, mas que é menos agressivo dessa vez. Eu fiz a cirurgia pelo convênio do meu filho para tirar o nódulo, mas ainda não sei quanto vai ser descontado. Vou ter que fazer o tratamento em Taquara, pelo SUS, se não vai ficar muito caro”, conta.
Confira também: Próxima temporada de gripe pode ser mais intensa e antecipada, alerta Opas
Regina descreve que, dessa vez, o nódulo que surgiu ficava justamente na cicatriz da cirurgia de remoção de mama que ela realizou em 2002. “Eu ainda queria tentar consultar com o oncologista do convênio para ter uma segunda opinião”, afirma, temendo que sua situação seja pior do que pareça.
Em novembro, a fila de espera para consultas com mastologista era de 20 pacientes para primeira consulta e 140 para retorno. Segundo a coordenadora do Ambulatório de Especialidades Médicas do município, Débora de Negri, o número de pacientes que, assim como era o caso de Regina, esperam retorno, caiu para 59.
“Referente às primeiras consultas, somente a Secretaria de Saúde poderá informar quantas pacientes estão na fila de espera. Estamos organizando junto a profissional que atende no Ambulatório agendas extras conforme disponibilidade da profissional, e discutindo a respeito da possibilidade de um mutirão”, informa a profissional.
O que diz a Secretaria Municipal de Saúde
Na reportagem sobre o tema realizada em novhembro, a secretária de Saúde do município, Betina Espíndola, afirmou que o município realizaria o chamamento de profissionais aprovados no concurso público de 2023.
“Ainda aguardamos resposta do aprovado sobre seu interesse em assumir a vaga”, diz, acrescentando que, enquanto houver aprovados no concurso, o município não pode proceder com contratações em outro formato.
ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP
“Estamos abrindo novas agendas para dar vazão aos pacientes que aguardam consulta. No mês de dezembro estão agendados e/ou já foram atendidos 55 pacientes extras”, finaliza Betina Espíndola.
A secretária não informou quando o novo profissional foi chamado nem o prazo que tem para responder até o horário de fechamento desta reportagem, às 20h deste sábado (20).