Música de Concerto

Músico de Novo Hamburgo participará de um dos maiores eventos de música de concerto da América Latina

Representantes da região metropolitana também estarão presentes no festival internacional

Publicado em: 10/01/2024 10:56
Última atualização: 10/01/2024 10:58

Entre os dias 15 e 26 de janeiro, Pelotas receberá instrumentistas de diversas nacionalidades para o 12º Festival Internacional Sesc de Música. O evento é considerado um dos maiores de música de concerto da América Latina e, nesta edição, receberá cerca de 400 alunos que irão aprimorar seus conhecimentos musicais com 46 professores de 13 países diferentes em mais de 60 espetáculos gratuitos e cursos de música.

QUER FICAR POR DENTRO DO QUE ACONTECE NA REGIÃO? SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!


Carlos Filho é músico há quase 20 anos Foto: Arquivo Pessoal

Entre os participantes, estará o trompista hamburguense Carlos Alberto Kolling Filho, de 29 anos, que pelo segundo ano consecutivo participa do evento. Para ele, a importância do Festival é tanta, que considera ter dois períodos em sua trajetória profissional: um antes e um depois do Festival Internacional de Pelotas.

“O festival é tão grande pelo que entrega em qualidade, mas também pelo intercâmbio cultural que a cidade recebe. Foi mágico ter contato com tudo que tive no ano passado, ver o quão avançado está o nível de ensino de trompa no Brasil, e entender que nosso estado precisa de muito incentivo nessa área”, comenta.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE NO WHATSAPP

O hamburguense também destaca que se sentiu um iniciante diante de tantas pessoas em sua turma do festival, mas que isso o deixou mais motivado e empolgado, e que, por isso, irá novamente. “Rever os amigos que fiz, junto com os professores e toda essa estrutura, me renovam profissionalmente. Minha meta é ter um salto técnico tão grande, ou mais, do que o do último festival. Espero absorver o máximo de experiências pessoais, culturais e técnicas, e fazer um novo capítulo na minha vida com essas experiências”, detalha.

Região também presente

Kolling Filho é o único trompista do Vale dos Sinos a ir novamente ao festival. Contudo, a região estará representada também por diversos outros músicos. São Leopoldo é a cidade com mais representantes, seis no total. Canoas, Cachoeirinha, Esteio, Sapucaia do Sul e Taquara levarão um aluno cada. De Canoas, a Orquestra da Ulbra juntamente com o Vocal Takt estará no palco montado na Praia do Laranjal no dia 20, às 20h, com “Especial Queen”.

O festival terá músicos de todos os níveis, incluindo bolsistas dos cursos de contrabaixo, choro, música popular, trompa, viola, violoncelo, trombone baixo, canto lírico, clarinete e piano. Os alunos terão, além das classes de aperfeiçoamento, a oportunidade de participar da Banda e Orquestra Sinfônica Acadêmica.

As apresentações ocorrem na Praia do Laranjal e no Theatro Guarany, com o encerramento no Largo do Mercado Público, com a temática de músicas de cinema. Diariamente, os músicos também poderão se apresentar em solos nos Recitais de Alunos, que acontecem no Conservatório de Música da UFPel. A programação completa está disponível no site do Sesc.

Conheça Carlos Alberto Kolling Filho

Natural de Novo Hamburgo, Kolling Filho começou sua trajetória musical em um projeto social na escola Fundação Bradesco, na cidade de Gravataí em 2006. Desde então, passou por diversas bandas marciais da região metropolitana de Porto Alegre e, em 2011, assumiu o cargo de trompista na orquestra Eintracht de Campo Bom.

Em 2015, prestou prova ao Exame de capacidade de habilitação musical no exército brasileiro, ficando em primeiro na sua turma. De lá pra cá, foram diversas atividades. Como trompista, atuou na orquestra Fundarte de Montenegro, na Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Orquestra Municipal de Sopros de Caxias do Sul, Orquestra Sinfônica de Santa Maria, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Carlos Barbosa entre outros grupos.

Participou de diversos festivais, elevando seu conhecimento com renomados professores como Israel Oliveira(BRA), Nadabe Tomas(BRA), Mauro Schmitz(BRA), Joarez Filho(BRA), Alma Liebrecht(EUA) e Matias Piñera(CHI).

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas