abc+

ABC NAS RUAS

VÍDEO: Contêineres de lixo queimados em ato de vandalismo causam prejuízo de até R$ 10 mil em Novo Hamburgo

Contêineres de lixo ficaram completamente destruídos após serem incendiados

Isaías Rheinheimer
Publicado em: 07/05/2026 às 12h:18
Publicidade

Três contêineres de lixo ficaram completamente destruídos após serem incendiados na madrugada desta quinta-feira (7), no bairro Canudos, em Novo Hamburgo.

Publicidade

O caso aconteceu na Avenida Alcântara, nas esquinas com a rua Joaquim Gonçalves Ledo e com a Travessa da Limitação, no entorno da Escola Municipal de Educação Infantil Girassol. [Assista ao vídeo no final da matéria]



A suspeita é de incêndio criminoso. Os coletores estavam separados por cerca de 100 metros, o que indica que o fogo pode ter sido provocado em momentos distintos. Somados, os prejuízos com a destruição dos equipamentos chegam a cerca de R$ 10 mil, conforme a Prefeitura.

“Lamentável”

A moradora Salete Belmiro, 65 anos, conta que foi surpreendida ao chegar ao local para descartar o lixo doméstico em um dos coletores. “É lamentável, não tinha visto que os contêineres tinham sido queimados. Assim, sem eles, fica bem desorganizado. Era bem organizado tudo por aqui. Tomara que a Prefeitura reponha os coletores e providencie algo que possa inibir esses vandalismos”, afirma.

Publicidade

Outro morador, César Valter da Conceição, 62, lamenta os frequentes episódios de incêndio registrados no local. “Colocam os contêineres pra ajudar a gente, e agora esse estrago todo? Isso não traz benefício pra ninguém, muito pelo contrário. Seguidamente colocam fogo aqui, mas fazer o quê? É prejuízo para a comunidade”, disse.

Lixo descartado irregularmente causa transtornos

Além da destruição dos contêineres, moradores também reclamam de um ponto irregular de descarte de lixo e entulhos existente na Avenida Alcântara, exatamente em frente ao local onde os coletores foram queimados. O acúmulo de resíduos fica às margens do Arroio Pampa e, segundo a comunidade, também é alvo frequente de incêndios.

Publicidade

A situação tem causado preocupação especialmente por conta da proximidade com a escola. A fumaça densa e tóxica provocada pelas queimadas tem afetado o cotidiano das crianças, principalmente aquelas com problemas respiratórios. Em diversos episódios, professores precisaram interromper atividades externas e manter os alunos dentro das salas de aula para evitar riscos de intoxicação.

Além do prejuízo financeiro ao município e dos transtornos causados à comunidade, os atos de vandalismo também configuram crime. Dependendo da situação, a prática pode se enquadrar ainda como crime ambiental, com aplicação de multas que começam em R$ 5 mil.

A Prefeitura afirma que irá providenciar o quanto antes o recolhimento dos entulhos depositados às margens do arroio.

Publicidade

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP

Veja vídeo:

Contêineres de lixo são queimados em ato de vandalismo em Novo Hamburgo
Publicidade

ATUALIZAÇÃO: Por volta das 12 horas, a Prefeitura confirmou que três coletores haviam sido incendiados, diferentemente dos dois inicialmente divulgados.

Publicidade