CLIMA SEVERO

TEMPESTADE: Com previsão de mais temporais em São Leopoldo, Vanazzi convoca reunião de emergência

Prefeito convoca equipe para traçar plano de enfrentamento às enxurradas na cidade

Publicado em: 15/01/2024 22:21
Última atualização: 16/01/2024 06:53

A previsão de mais temporais para a região e o Estado fez o prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, convocar reunião de emergência com integrantes do governo municipal para tratar de ações preventivas e planejamento para atendimento à população. O encontro será nesta terça-feira (16), às 9 horas, no sétimo andar do Centro Administrativo (avenida Dom João Becker, 754, Centro).

Defesa Civil foi às ruas ajudar após temporal do domingo Foto: Fabiano Camargo/Defesa Civil de São Leopoldo

A cidade ainda se recupera do temporal que atingiu a região na tarde de domingo (14). Foram registrados mais de 40 milímetros de chuva em menos de uma hora, e ventos fortes em diversos bairros. Com isso, ocorreram alagamentos em ruas e avenidas nos bairros Campina, Santos Dumont, Vicentina, Rio dos Sinos, Scharlau, Feitoria e Vila Brás.

Além disso, quedas de árvores e destelhamentos de casas e prédios foram registrados. Vanazzi determinou o atendimento pela Defesa Civil e a Guarda Civil Municipal (GCM) a moradores atingidos no do município, inclusive com distribuição de lonas para casos de destelhamentos.

Em alguns locais, como na Rua Raimundo Guilherme Eckert, bairro Santos Dumont, residências estão sem energia devido a danos na fiação da rede elétrica.

As casas de bombas do município estão operando normalmente e não há registro de elevação significativa dos arroios e do Rio dos Sinos, que seguia até ontem dentro do nível normal de até dois metros.

Pela região

Entre as cidades do Vale do Sinos mais atingidas pelo temporal de domingo estão Novo Hamburgo e Campo Bom. Em Campo Bom, 20 residências foram destelhadas, no bairro Operária, Porto Blos, Firenze e Aurora. Além disso, 50 árvores caíram, além de postes que deixaram algumas comunidades sem luz.
Em Novo Hamburgo, a Defesa Civil registrou cerca de 30 árvores caídas m vias públicas ou calçadas. Já o número de casas destelhadas chegou a nove, conforme o coordenador da Defesa, tenente Claudiomiro da Fonseca. Foram distribuídos 300 m² de lona. Também foi registrado o desabamento parcial de uma casa no bairro São Jorge, mas sem feridos.

Alerta climático

A Defesa Civil de São Leopoldo divulgou ontem (dia 15), o boletim meteorológico da Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) do RS, que alerta para riscos de tempestades isoladas com eventual queda de granizo, chuvas e ventos intensos sobre o Estado. A previsão é de chuva e ventos fortes nesta terça (16). Na parte Sul do RS, há risco para ventos acima dos 90km. Já na quarta (17), os temporais devem atingir todo o Estado, com risco de tempestades na região metropolitana (que inclui o Vale do Sinos) e no litoral. A chuva deve cessar só na quinta (18).

Emergência

A Defesa Civil de São Leopoldo trabalha em regime de plantão e atende pelos telefones (51) 99117-8291 e (51) 98924-7852. Em qualquer situação de danos causados pela instabilidade climática, a população pode buscar auxílio.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas