Dengue

COMBATE À DENGUE: Prefeitura de São Leopoldo anuncia novas medidas

Dentre as ações definidas pelo Comitê nesta sexta estão a abertura de quatro UBSs sem fechar meio-dia; Saiba quais

Publicado em: 22/02/2024 19:40
Última atualização: 22/02/2024 19:41

Após reunião do Comitê de Combate à Dengue em São Leopoldo são anunciadas medidas de ampliação de atendimento e ações conjuntas de enfrentamento, começando neste final de semana. O prefeito de São Leopoldo Ary Vanazzi coordenou nesta quinta-feira (22), a primeira reunião do Comitê de Controle e Combate à Dengue, após decretação de situação de emergência. A criação do grupo foi uma das definições do decreto publicado na última segunda-feira (19), visando dar agilidade nas ações e envolvendo demais secretarias.

Primeira reunião do Comitê de Combate à Dengue em São Leopoldo ocorreu nesta quinta-feira (22) Foto: Valentin Thomaz/Prefeitura de São Leopoldo

Participaram da reunião as secretarias Geral de Governo (SGG), de Obras e Viação (Semov), Assistência Social (SAS), Defesa Civil, Segurança Pública (Semusp), Mobilidade e Serviços Urbanos (Semurb) além de toda a rede municipal de Saúde.

Medidas anunciadas:

  • Quatro unidades de saúde vão garantir o atendimento da população até as 20h, além das UBS Brás e Cohab Feitoria, a partir desta sexta, também as unidades Paim e Vicentina passam a atender das 8h às 20 horas, sem fechar ao meio-dia.
  • Distribuição de repelentes e kits de reidratação para gestantes nas unidades básicas, distribuídos conforme prescrição médica já na própria unidade.
  • Ações da Prefeitura com o Poder Judiciário através da Procuradoria-geral do Município e Ministério Público (MP), para criar fluxos e protocolos específicos em casos mais graves de casas abandonadas ou que não permitam a entrada dos agentes.

São Leopoldo já contabiliza mais de 300 casos de dengue; quase metade em apenas um bairro

  • Contratação de novos agentes e supervisores para ações de enfrentamento.
  • Ações nas escolas utilizando as telas interativas para transmissão online nas salas de aula para estudantes e professores com orientações de cuidados e campanhas específicas dentro das escolas.
  • Campanha de doação de repelentes junto às empresas por meio da Câmara Temática da Indústria, iniciativas articuladas em diálogo com o MP e Poder Judiciário para ações em casos mais graves.
  • Ações de fiscalização do Procon para preços abusivos em repelentes.
  • Ações na cidade com foco na limpeza e recolhimento de entulhos, entre Semov, Semurb, Semae e secretaria de Saúde que terá um calendário anunciado nos próximos dias.

Força-tarefa da Saúde

Sábado, 24, no bairro Vicentina, com a abertura de duas UBS: Paim e Vicentina, nesta última com a presença da farmácia móvel. O atendimento será das 8h às 16h por demanda espontânea, sem agendamento.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas