abc+

ELEIÇÕES 2026

Dezenas de pessoas encaram fila em São Leopoldo no último dia para regularizar o título de eleitor

Cartório eleitoral leopoldense atende até as 17h nesta quarta-feira (6)

Priscila Carvalho
Publicado em: 06/05/2026 às 12h:29 Última atualização: 06/05/2026 às 12h:32
Publicidade

O último dia de prazo para fazer o primeiro título de eleitor, transferir o local de votação ou regularizar o documento, levou dezenas de pessoas ao Cartório Eleitoral de São Leopoldo. Em frente ao local, uma longa fila aguardava atendimento na manhã desta quarta-feira (6).

Publicidade

Os cidadãos que buscam algum serviço no cartório, recebem uma senha – que pode ser preferencial, no caso de idosos, gestantes, pessoas com crianças no colo, Pessoas com Deficiência (PcD) e pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).

ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP E RECEBA MAIS NOTÍCIAS

Para qualquer um dos procedimentos buscados, é preciso levar apenas comprovante de residência e documento com foto. Hoje, o cartório leopoldense atende até as 17h. O espaço fica na Avenida João Corrêa, 265, sala 2.



350 atendimentos por dia

“Nós atendemos aproximadamente 350 pessoas ontem (terça-feira, dia 5), que é a nossa capacidade máxima por dia”, revelou o chefe de cartório da 51ª Zona Eleitoral, José Vitor Blanco Vieira, sobre a grande movimentação observada nos últimos dias, com a proximidade do fim do prazo.

“Se chegar perto das 17h e a gente ver que não vai conseguir atender todos hoje, aí sim, vamos emitir uma autorização para a pessoa vir amanhã (quinta-feira) ou na sexta-feira para completar o atendimento. Mas só para quem está aqui perto das 17h, não dá para chegar em qualquer horário e pedir para vir amanhã”, ressaltou Vieira.

Publicidade

Morador do bairro Campina, Algentino Antunes Lopes, 72 anos, procurou o local para fazer sua biometria. “A moça explicou que pelo voto não é necessário, mas quis fazer para caso precise em outros órgãos, como INSS, e para deixar regularizado já”, disse. Como se encaixa na senha prioritária, o atendimento foi rápido, segundo ele. “Esperei cinco minutos”.

ELEIÇÕES 2026: Meio/Ideia: Lula e Flávio Bolsonaro empatam no 2º turno; veja números da disputa pela Presidência

Publicidade

Quem não consegue votar

O chefe da zona 51 também lembrou que se a única pendência for a biometria, o eleitor ainda consegue votar. “Se estiver faltando apenas a biometria no cadastro, a pessoa pode votar esse ano. Ela só não vai conseguir fazer a biometria no caso de algum órgão pedir até novembro, mas votar em outubro ela consegue”, explicou. “Quem não conseguirá votar é quem não tem título ou está com ele cancelado”, completou Vieira.

A partir da quinta-feira (7), o cartório leopoldense volta ao horário de atendimento normal, das 10h às 17h.

Publicidade