VACINAÇÃO

Dia D contra a gripe imuniza apenas 2.097 pessoas em São Leopoldo

Apesar de 17 UBSs terem sido abertas, procura foi abaixo do esperado pela Semsad

Publicado em: 14/04/2024 17:53
Última atualização: 14/04/2024 18:09

O sábado (13) foi de Dia D de vacinação contra a gripe em São Leopoldo. Porém, mesmo com 17 unidades básicas abertas mais a unidade móvel de vacinação e cerca de 200 profissionais de saúde mobilizados, a procura pela vacina foi considerada baixa, de acordo com o material enviado pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo. Conforme o levantamento, do total de 2.097 pessoas imunizadas, as Unidade com maior procura foram a Unidade Móvel, na Rua Independência, com 310 pacientes, seguida pelas unidades Santo André e Campina, ambos com 215 imunizados.

Dia D de vacinação contra a gripe 2024 em São Leopoldo Foto: Romeu Finato/Divulgação/Prefeitura Municipal de São Leopoldo

As crianças se divertiram com a presença do Zé e da Maria Gotinha, que percorreram as 17 unidades abertas ao longo do dia em São Leopoldo.Um ponto de grande movimento foi a unidade móvel de vacinação, estacionada na esquina das ruas Independência e Conceição, no Centro.

“O objetivo da van é atingir um público que muitas vezes nem estava atento à campanha, mas que transita pelo Centro e acaba se animando a fazer”, observou a secretária interina da Saúde Fabiani Oliveira. Para facilitar o acesso da população aos postos, a Prefeitura decretou passe livre no transporte público de passageiros.

Quem se vacinou

Dona Susana Flores aproveitou o sábado do Dia D de vacinação contra a gripe para se proteger junto com seu marido Luís Gustavo Flores. Ela não perdeu a oportunidade e levou seu pai, Pedro Soares, de 90 anos, para a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Vila Brás. Não satisfeita, convidou os netos Leonardo, 5 anos, e Gabriel, 2, para se protegerem juntos. “Aqui em casa sempre nos cuidamos, isso vale para todos. O sábado ficou bom, um dia que todos podem vir em família”, destacou a moradora, que soube da iniciativa na própria unidade quando realizou consulta.

Dona Dorasilda Oliveira, também de 90 anos, esperou o sábado para ter a companhia da filha Rosicler Oliveira no percurso até a UBS Pinheiro. Dona Dora, como gosta de ser chamada, salientou que a vacina é uma forma eficaz de proteção contra as doenças de inverno. “Todos devem fazer o quanto antes possível, antes que chegue o frio mais intenso”.

Baixa procura

Conforme o material enviado pela Prefeitura Municipal de São Leopoldo, "a população precisa se conscientizar e fazer a vacina, uma vez que o inverno se aproxima e há um aumento de casos relacionados à infecção viral da Influenza".

Números de aplicações no Dia D 

Bairro Aplicações
Scharlau 195
Rio dos Sinos 110
Padre Orestes 103
Paim 98
Santa Marta 70
Feitoria 60
Campina 215
Vicentina 131
Pinheiro 85
Duque 153
Centro do Idoso 33
Trensurb 160
Materno 200
Imigrante 114
Santo André 215
Campestre 60
Brás 95
Móvel 310
Total 2.097

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas