SÃO LEOPOLDO

Fim de semana de muitas atrações num Sarau do Rio especial de 200 anos

Primeira edição de 2024 do evento teve modelo e espetáculos diferenciados

Publicado em: 11/03/2024 10:29
Última atualização: 11/03/2024 10:29

Com novidades, incluindo a ampliação de um para dois dias de evento, o Sarau do Rio teve sua primeira edição de 2024 neste fim de semana, junto ao Museu do Rio.

Com atrações nos dois palcos montados no local, além de feira criativa, exposições artísticas, oficinas e food trucks, a programação levou centenas à Rua da Praia. Alguns dos destaques foram o espetáculo A Sbornia Kontr’atracka, com Hique Gomez e Simone Rasslan, no sábado (9) à noite, e o show com Carlinhos Carneiro, celebrando 25 anos da banda Bidê ou Balde, encerrando a agenda do domingo (10).

“Espaços culturais como este são muito importantes, pois proporcionam acesso irrestrito às pessoas a um lugar de preservação, com prédios antigos e uma arquitetura histórica. O festival é uma oportunidade maravilhosa de apreciar espetáculos culturais de alto nível, realizados por artistas da região”, disse Hique Gomez.

LEIA MAIS NOTÍCIAS DE SÃO LEOPOLDO

A Sbornia Kontr'atracka no Sarau do RioLuis Guilherme Zambrzycki/Prefeitura de São Leopoldo
Expositora do Sarau do Rio, Adriana PereiraPriscila Carvalho/GES-Especial
Fada das bolhas foi uma das atrações para a criançada no Sarau do Rio no fim de semanaPriscila Carvalho/GES-Especial

Duplos

Coordenador do Sarau do Rio, Jari da Rocha disse que desde o início da atividade se imaginou fazer o sarau em dois dias do fim de semana e que, agora, a organização começa a testar esse modelo, onde se economiza em estrutura e pode-se investir mais em programação. “Assim, ao invés de fazer oito sarais durante o ano, fazemos quatro duplos. E a ideia é trazer sempre um bom espetáculo no sábado à noite e outro no domingo”, justificou.

Intenção é trazer show nacional na próxima edição

Jari da Rocha também lembrou que esse é o oitavo ano de sarau, que passou pelo período de pandemia e vem se estruturando. “Ele vem estabelecendo e com um potencial muito grande, porque aumentou o número de patrocinadores e isso significa melhor estrutura, melhor programação e mais diversidade”, colocou, revelando uma novidade já para a próxima edição, que não tem data definida: “A gente pretende trazer um show nacional”.

O secretário de Meio Ambiente (Semmam), Anderson Etter, destacou a ocupação do espaço da Rua da Praia, a busca pela revitalização da via, e lembrou outras ações que ocorrerão em breve. "No sábado que vem, dia 16, nós teremos um ato de entrega da reforma do casarão da Semmam. Teremos, no dia 5 de junho, a entrega do barco escola, que certamente será mais um equipamento público, um elemento, que vai compor todo esse cenário do Sarau do Rio", ressaltou.

Entre os expositores, boas expectativas. Desde 2017, Adriana Pereira leva os produtos orgânicos que produz em Estância Velha para o sarau e elogia o espaço e a ideia de abrir no sábado e domingo. "Sempre é válido. A gente conhece gente, troca ideia. É legal, eu gosto", comenta a proprietária do Poesia Verde, contando sobre o que comercializa. "A gente mistura poesia com planta. A pessoa compra uma plantinha e leva uma poesia". 

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas